Prefeitura leva cursos para agricultores dos distritos de Jaibaras e Aracatiaçu

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagri) está oferecendo aos produtores do Setor VI, no distrito de Jaibaras, e do Assentamento Rajada, no distrito de Aracatiaçu, cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Contando com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), os cursos, que tem duração de 200 horas/aula, são direcionados para produção de galinha caipira, produção de ovinos e caprinos e agricultura orgânica.

Ao todo, 105 produtores, divididos em quatro turmas, estão sendo beneficiados com a iniciativa. “Estes cursos fortalecem a juventude rural e os projetos voltados para as mulheres.”, ressaltou a titular da Seagri, Luiza Barreto. “Produção de galinha caipira, produção de ovinos e caprinos e agricultura orgânica foram as atividades contempladas por serem as que estamos trabalhando, além de serem atividades que podem conviver com a estiagem”, explicou.

A Seagri procura sempre levar ao produtor rural de Sobral, tecnologias e conhecimento, fomentado a permanência no campo. Após estes, são esperados outros cursos, desta vez, nas áreas de bovinocultura de leite, piscicultura, quintais produtivos, boas práticas de manipulação de alimentos, entre outros. “Vamos reforçar nosso pedido junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário para podermos capacitar mais pessoas, para atender a todos os distritos, de acordo com sua vocação”, concluiu Luiza.