Projeto Coala é avaliado pelo Programa Prefeito Amigo da Criança

O prefeito Veveu Arruda recebeu, na quarta-feira (18), em seu gabinete, um técnico da Fundação Abrinq que veio conhecer as ações do Projeto Coala, que concorre ao Prêmio Boas Práticas, do Programa Prefeito Amigo da Criança gestão 2013-2016. Criado em 2013 pelo prefeito Veveu, o Projeto Coala atua para redução da mortalidade infantil de recém-nascidos prematuros, que recebem atenção médica em casa, evitando os riscos de infecção hospitalar.

Considero muito importante a iniciativa da Fundação Abrinq por motivar os prefeitos a trabalharem em prol da infância e adolescência e promover o diálogo e troca de experiências positivas entre os municípios brasileiros”, afirmou o prefeito Veveu.

Na reunião, o prefeito falou dos investimentos que tem feito em prol das crianças e adolescentes com a construção dos Centros de Educação Infantil e dos Colégios Sobralense de Tempo Integral. “Conseguimos universalizar a educação infantil, atendendo na pré-escola todas as crianças de 4 a 5 anos. E ampliamos para 47% o atendimento de creches para crianças de 0 a 3 anos, enquanto a média de atendimento no Brasil é de 25%, e chegaremos a 75% com todas as creches que estamos construindo”, disse Veveu Arruda.

Projeto Coala

Com as ações do Coala, Sobral alcançou a menor taxa de mortalidade infantil da história do município, com 8,9 óbitos a cada mil nascidos vivos. Em 1991, morriam quase 67 crianças antes de completar 1 ano de idade a cada mil nascidas vivas. A queda no número de óbitos infantis foi de 87%.

O técnico conheceu o Centro de Saúde da Família da Cohab III, duas mães atendidas pelo Projeto Coala no Distrito do Bonfim e no bairro da Expectativa, se reuniu com o Conselho da Criança e Adolescente, o Conselho Tutelar do Município e o Secretário de Educação, além de conhecer a Casa Acolhedora do Arco e o Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão, no Complexo Monsenhor Aloísio.

Para o técnico da Fundação Abrinq, César Vale, “Sobral vem muito bem no Programa [Prefeito Amigo da Criança] e a avaliação que eu faço é muito positiva. É uma realidade muito diferente das que vejo por aí e, pelas condições sociais do município, é muito interessante ver a evolução dos indicadores”.

Pelo trabalho desenvolvido para promoção da saúde das crianças de Sobral, em 2012, Sobral foi reconhecido com o ‘Prêmio Prefeito Amigo da Criança 2009-2012’, da Fundação Abrinq Save the Children, com a Estratégia Trevo de Quatro Folhas, ganhadora na categoria Boas Práticas, concorrendo com 954 projetos de todo o País.