Prova Brasil | Prefeitura de Sobral prepara alunos da rede municipal para avaliações


Os alunos da Rede Pública de Sobral se preparam para as avaliações nacional, estadual e municipal. Para falar da importância da Prova Brasil, o secretário da Educação, Júlio Cesar da Costa, está realizando uma série de reuniões com os pais dos alunos, diretores, coordenadores e professores com orientações sobre o dia da prova e como apoiar os estudantes.

A Prova Brasil será aplicada para 4.395 alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental de Sobral, de 10 a 17 de novembro. Com questões de Língua Portuguesa e de Matemática, a Prova Brasil será aplicada em todos os municípios brasileiros e compõe o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015.

Com base nos resultados do Ideb 2013, Sobral possui uma das melhores redes municipais de ensino do Brasil, com nota 7,8, nas séries iniciais do ensino fundamental. Criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação, em 2007, o Ideb avalia, a cada dois anos, a aprendizagem dos alunos da escola pública.

Avaliação Externa

Dentro da estratégia de qualificação do seu sistema de ensino, o Município também realiza sua própria avaliação semestralmente. Na terça-feira (3), a Coordenadoria de Avaliação Externa da Secretaria da Educação do Município iniciou a aplicação das provas com 130 avaliadores para 24.220 alunos do infantil V ao 9º ano do ensino fundamental da Rede Pública, que realizam provas de leitura oral, língua portuguesa e matemática.