Qualidade da educação pública de Sobral é destaque na Folha de São Paulo


 A qualidade da rede pública municipal de ensino de Sobral é destaque do jornal Folha de São Paulo, desta quinta-feira (12), um dos mais prestigiados jornais do Brasil. A série “O Brasil que dá certo” traz reportagem mostrando Sobral como exemplo para o Brasil por se destacar em avaliações nacionais, mesmo em meio à vulnerabilidade socioeconômica. Para a análise foram cruzados dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013, da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2014 e do Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM) de 2010.

A matéria ‘Semiárido cearense tem escolas públicas com nível de países ricos’ destaca que mesmo alunos de comunidades distantes do centro de Sobral, moradores de assentamentos, têm nível de aprendizagem equivalente a países ricos e aborda as estratégias adotadas pelo município para alcançar os resultados. “Os alunos da escola Massilon Sabóia moram em assentamentos ou em pequenos vilarejos do semiárido cearense. É no colégio onde muitos fazem as principais refeições, devido à baixa renda familiar. Mas é ali também onde eles conseguem resultados que chamam a atenção do meio educacional do país ao ultrapassarem o nível de aprendizagem de nações ricas. (...) O município apareceu como o melhor do país em oportunidade de educação, que considera resultados das provas, percentual de estudantes matriculados e condições das redes (como escolaridade dos professores e experiência dos diretores)”.


Mesmo entre as melhores redes de ensino do país, Sobral, no Ceará, já determinou os próximos passos para tentar melhorar a educação: expansão das creches e do ensino fundamental em tempo integral”, destaca a matéria ‘Cidade cearense modelo na educação quer expandir creches e ensino integral’. “Uma das metas da prefeitura é ampliar o atendimento das creches dos atuais 47% das crianças de 0 a 3 anos para 75% até o ano que vem. (...) Outro objetivo de Sobral é colocar todos os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em colégios integrais, que contam com laboratórios de ciências e de matemática, aulas de teatro e de projeto de vida.”

Trecho da matéria ‘Escolas e universidades escapam da crise com inovação e gestão’ aponta que a boa gestão das escolas públicas tem trazido ótimos resultados em avaliações nacionais, mesmo em comunidade com baixa renda, e aponta Sobral como exemplo para o Brasil. “Levantamento exclusivo feito pela Folha mapeou essas ilhas de excelência. Dos 10 melhores colégios públicos de grande porte no país que atendem alunos de baixa renda, 7 estão em Sobral (CE).” 

Leia as matérias completas abaixo:
Semiárido cearense tem escolas públicas com nível de países ricos

Cidade cearense modelo na educação quer expandir creches e ensino integral

Escolas e universidades escapam da crise com inovação e gestão