Coleta Seletiva Pontual | 12 toneladas de materiais recicláveis são recolhidas mensalmente em Aracatiaçu



Com o objetivo de despertar na população a importância da sustentabilidade, a Prefeitura de Sobral, em parceria com a Associação dos Agentes Ambientais da Região Leste de Sobral (Agamsol), tem arrecadado cerca de 12 toneladas de materiais recicláveis por mês em Aracatiaçu. A ação conta com o apoio dos catadores do distrito que realizam, semanalmente, coleta porta a porta em toda a região.

A Coleta Seletiva Pontual realizada aqui possibilita não só o recolhimento desse material. Além disso, serve como fonte de renda para os catadores do distrito, que recebem até R$700 por mês”, explicou a gerente da Coleta Seletiva, Cirliane Viana. Para o catador Francisco Coelho, “essa coleta é que coloca o pão na mesa da minha casa e da educação aos meus filhos. Sou muito grato por poder contribuir com esse projeto”.

O fundador da Agamsol, Padre Manoelito Vieira, explicou como surgiu a ideia do associação, que é parceira da Coleta Seletiva Pontual. “A Agamsol surgiu em 2011 a partir de uma inquietação que eu tinha sobre a questão social e a situação em que vivia o planeta. Eu queria muito poder ajudar a diminuir o acúmulo de lixo que tinha na região e ao mesmo tempo fornecer possibilidades de renda para as pessoas mais pobres. Graças a Deus, estamos a 4 anos realizando essa coleta, transformando os materiais em produtos que são vendidos, como vassouras, espanadores, e ainda temos o apoio total da Prefeitura que nos da todo o suporte necessário para a realização da coleta”, explicou.

Taperuaba


Tendo em vista o sucesso do projeto em Aracatiaçu, a Prefeitura de Sobral estendeu a Coleta Seletiva Pontual para o distrito de Taperuaba. “Alugamos um galpão no distrito e já estamos arrecadando uma quantidade bem grande de materiais. Só nessa região, temos o apoio de aproximadamente 12 catadores”, disse Cirliane Viana.

A Coleta Seletiva Pontual é uma realização da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconv). Além desse serviço, a Secretaria fornece para a população a Coleta Sistemática e a Coleta Seletiva Agendada, onde a população troca os materiais recicláveis por bônus na conta de energia, por meio de uma parceria com a Ecoelce, da Companhia Energética do Ceará (Coelce).