Em Fortaleza | Técnicos de Sobral participam de seminário sobre destinação correta de resíduos sólidos


Na última segunda-feira (30), técnicos da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconv) da Prefeitura de Sobral se reuniram no Condomínio Estadual Uirapuru, em Fortaleza, para o seminário ‘Consolidação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos’. Liderado pelo secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Artur Bruno, o seminário discutiu a importância da destinação correta dos materiais e a consolidação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos. 

Durante o encontro, o Secretário informou, que apenas 21 municípios dos 184 do Ceará realizam coleta seletiva, considerando o número muito pequeno. “Podemos avançar muito mais, mesmo sem ter ainda o aterro, como foi pensado inicialmente. Nós estamos tentando fortalecer os municípios, para que todos conheçam o que faz a Secretaria Estadual do Meio Ambiente”, ressaltou.

A coordenadora da Coleta Seletiva de Sobral, Cirliane Viana, aponta os serviços de coleta realizados pela Prefeitura. “Dos 21 municípios cearenses que realizam a coleta seletiva, Sobral se destaca. Além da Autarquia Municipal do Meio Ambiente, que fiscaliza as leis ambientais no Município, realizamos, diariamente, coleta sistemática, coleta pontual e coleta seletiva agendada, quando a população troca materiais recicláveis por bônus na conta de energia, através de uma parceria do poder público com a Coelce”, explicou.  

Ainda segundo a Coordenadora, “estamos trabalhando incansavelmente para por em prática nosso Plano Municipal de Resíduos Sólidos, que, inclusive, está disponível para consulta pública. Além disso, realizamos muitas ações ambientais nas entidades particulares, escolas públicas, universidades e institutos”.