Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas premia 133 estudantes de Sobral

Turma Olímpica do Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão, que tem se destacado em Olimpíadas nacionais

Os alunos da rede municipal de ensino de Sobral conquistaram 133 premiações na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2015). Foram 19 medalhas, sendo três de ouro, três de prata e 13 de bronze, além de 114 menções honrosas. Em todo o Estado do Ceará, foram conquistadas 17 medalhas de ouro, destas 3 são de Sobral. O resultado foi divulgado pela organização da Olimpíada, na sexta-feira (27). Os alunos medalhistas poderão se candidatar para participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que visa despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio do confronto com problemas interessantes da matemática.

A Rede de Ensino de Sobral teve quatro escolas municipais premiadas por terem se destacado na OBMEP 2015: Escola Deliza Lopes, Escola José Parente Prado, Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão e Escola José Inácio Gomes Parente. Além de quatro professores: Carlos Henrique Pereira Lins (Escola Deliza Lopes), Jesus Nazareno Araújo Monção (Escola José Inácio Gomes Parente), Luciano Epifânio Fernades (Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão) e Antônio Wescley Barros Duarte (Escola Osmar de Sá Ponte).

Em todo o Estado do Ceará, foram conquistadas 17 medalhas de ouro, destas 3 são das escolas públicas municipais de Sobral, 9 do Colégio Militar de Fortaleza, uma de São Gonçalo do Amarante, uma de Acopiara, uma de Pereiro, uma de Madalena e outra de Itapipoca. O município tem se destacado em várias competições, como na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Olimpíada Cearense de Matemática, e tem a melhor Rede Pública Municipal de Ensino do País, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador do Ministério da Educação.

No Brasil, foram premiados 48.784 alunos, sendo 500 com medalhas de ouro, 1.500 com medalhas de prata, 4.501 com medalhas de bronze e 42.283 com menções honrosas. Em 2015, a olimpíada teve o maior número de escolas e municípios participantes. Foram inscritos 47.582 escolas de 5.538 cidades, com 17.970.745 alunos inscritos. A OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Veja AQUI a lista dos premiados na Obmep 2015 AQUI