Prefeitura de Sobral inicia campanha ‘AIDS: Conhecer para prevenir e cuidar!’

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Saúde, irá realizar nesta terça-feira (1º), uma ação alusiva ao Dia Mundial da Luta contra a AIDS, na praça do bairro Sinhá Sabóia. A mobilização dá início a campanha  ‘AIDS: Conhecer para prevenir e cuidar!’ no Município.

A partir das 17h, uma estrutura estará montada para receber a população sobralense que queira realizar teste rápido para HIV, Hepatite e Sífilis, além de verificação de pressão e glicemia capilar. O evento contará ainda com a presença de artistas locais, distribuição de camisinha, entrega de panfleto e atividade física.

A campanha segue durante todo o mês de dezembro, com realização de testes rápido nos Centros de Saúde da Família e no CAPS AD, onde também serão distribuídos materiais educativos e preservativos. Os exames podem ser realizados no Centro de Orientação e Atendimento Sorológico (COAS) de Sobral, o resultado é entregue em apenas 30 minutos.

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS foi instituído para despertar a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a pandemia e promover análises da sociedade e órgãos públicos sobre a doença.

A prevenção combinada é uma das metas da estratégia de aceleração da resposta adotada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids) para acabar com a epidemia da doença no mundo até 2030. Pelas metas de tratamento, os países devem garantir, até 2020, que 90% das pessoas vivendo com HIV estejam diagnosticadas, 90% destas pessoas estejam em tratamento e que 90% delas tenham carga viral indetectável, condição em que a quantidade de vírus presente no organismo é pequena.