Prefeitura, Diocese e Iphan discutem projetos de intervenção na Igreja Menino Deus e Museu Dom José


Na última quinta-feira (17), o prefeito Veveu Arruda se reuniu com o Bispo da Diocese de Sobral, Dom Vasconcelos, para discutir os detalhes das intervenções na Igreja Menino Deus e no Museu Dom José. O encontro  contou ainda com a presença do vice-prefeito Carlos Hilton Soares, da secretária de Urbanismo, Patrimônio Histórico e Meio Ambiente, Gizella Gomes, acompanhados por técnicos do Instituto do Patrimônio Cultural e Artístico (Iphan). 

Durante a reunião, o prefeito Veveu Arruda destacou a felicidade em contribuir com a restauração da Igreja Menino Deus. “Me sinto honrado em contribuir para a realização desta importante obra, que deixará a nossa igreja, um dos nossos maiores patrimônios, ainda mais linda”. Com relação ao Museu Dom José, Veveu Arruda afirmou que “há uma necessidade grande de ampliar o acesso e o espaço físico do Museu Dom José, pois as suas obras são representaç`oes da história da Região. Portanto, a minha ideia é transformar a Casa da Cultura em um anexo do Museu. Desta forma, ampliamos, além da estrutura, o acesso a cultura do nosso Município e damos suporte ao imenso acervo pertencente ao equipamento”.

Neste momento, estamos conversando com a Diocese de Sobral e o Iphan e decidindo quais intervenções serão realizadas na Igreja Menino Deus e no Museu Dom José. A ideia é que juntos possamos chegar a um acordo sobre estes importantes projetos que em breve começarão a ser executados”, ressaltou a secretária de Urbanismo, Gizella Gomes.

Nos próximos dias, o prefeito Veveu estará na sede do Iphan, em Brasília, apresentando os projetos da Igreja Menino Deus e do Museu Dom José. Após a aprovação, a Prefeitura iniciará o processo licitatório e, em seguida, as ações de restauração e reestruturação dos equipamentos. A previsão de término das obras, que conta com o aporte dos Governos Estadual e Federal, com recursos da Secretaria das Cidades e do PAC Cidades Históricas, é de até o fim de 2016.