Sobral sedia 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural

Nesta sexta-feira (11), o Parque de Exposições José Passos Dias sediou o encontro territorial da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), promovido pela Secretaria da Agricultura e Pecuária de Sobral (Seagri). Com o tema ‘ATER, Agroecologia e Alimentos Saudáveis’, o evento reuniu representantes da sociedade civil, universidades, ONGs e órgãos públicos, federais, estaduais e municipais, dos 18 municípios que compõe o território de Sobral.

Implementação de projetos produtivos  com base agroecológica para jovens, capacitação continuada para grupos produtores, fomento a empresas prestadoras de assistência técnica e extensão rural, entre outros foram alguns dos assuntos discutidos no encontro. “É fundamental um encontro como esse, porque aqui nós discutimos políticas públicas de assistência técnica para o homem do campo”, ressaltou a titular da Seagri, Luiza Barreto. “Esse é o momento de apresentar as dificuldades, as soluções, pra que a gente possa fazer com que o nosso agricultor familiar seja cada vez mais e melhor assistido”, concluiu.

Temos aqui profissionais na área de ciências agrárias e assistência social que prestam serviço aos produtores de base familiar nas comunidades rurais”, explicou o gerente técnico da Seagri, Pedro Pitombeira. Após os encontros territoriais estão marcados para acontecer a conferência estadual, nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2016, em Fortaleza, e a Conferência Nacional, em abril do próximo ano, em Brasília.