Unicef e Renato Aragão visitam cidade modelo de educação para o Brasil



Os bons resultados das políticas públicas sobralenses para a primeira infância, trouxeram à Sobral o Embaixador do UNICEF, Renato Aragão e o representante do UNICEF Brasil, Gary Stahl, nessa quinta-feira (10). Na ocasião, o ilustre sobralense foi homenageado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância pelos seus 24 anos como embaixador do Unicef no Brasil.

Na ocasião, Renato Aragão ‘Didi’ revisitou locais da sua infância, como o Boulevard do Arco de Nossa Senhora de Fátima e a Praça do Theatro São João, conversou com conterrâneos e foi homenageado pelo pelos seus 24 anos como embaixador do Unicef no Brasil. “Sinto muito orgulho de ser sobralense e de trabalhar no Unicef. É uma felicidade enorme voltar aqui nesta terra e rever esses lugares onde nasci e morei”, disse emocionado o humorista.



O prefeito Veveu Arruda destacou o empenho da gestão em prol do aprendizado das crianças. “Aqui em Sobral nós temos uma prioridade muito importante no que diz respeito a educação. Recentemente, numa avaliação nacional Sobral foi apontada como a melhor rede de educação do Brasil, fruto de um esforço coletivo, que integra as ações do Município com o Governo do Estado, com o Governo Federal e com parceiros como o Unicef, e que tem na nossa tarefa a aprendizagem das nossas crianças como foco central. Daí a enorme alegria de estar recebendo aqui o nosso querido Renato ‘Didi’, que retorna à nossa Sobral e isso nos inspira a continuar trabalhando pelas nossas crianças, assegurando uma política articulada pela Primeira Infância para que Sobral seja cada vez melhor e mais humana em função delas”, afirmou.

Com a presença da governadora em exercício, Izolda Cela, da primeira-dama do Estado do Ceará, Onélia Leite, do deputado Ivo Gomes, do vice-prefeito Carlos Hilton Soares, do secretário de Educação de Sobral, Júlio Cesar da Costa, a Prefeitura de Sobral homenageou Renato Aragão dando o nome de seu mais famoso personagem ao Espaço de Referência do Brincar, que passou a se chamar ‘Brinquedoteca do Didi’. “Já recebi muitas homenagens, muitos troféus, mas uns são inesquecíveis, principalmente, partindo de crianças tudo é sincero. Por isso eu vou guardar essa lembrança e quero dizer que estou muito feliz e orgulhoso por esse presente que Unicef e Sobral fizeram pra vocês, essa Brinquedoteca”, disse emocionado o humorista lembrando que “Toda criança tem direito de brincar”, como estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente, que completa 25 anos.

A vice-governadora Izolda Cela destacou o trabalho dos educadores em prol do aprendizado das crianças. “Ressalto o trabalho das equipes de Sobral e do povo da educação, professores, diretores, arte educadores, que são muito dedicados, o Júlio é o secretário que lidera esse processo, com a presença do Veveu muito de perto. O trabalho da Brinquedoteca é muito bonito e tem trazido muita alegria para as crianças numa brincadeira super saudável, realizando um dos direitos sagrados da criança. Agradeço também o Unicef pela parceria antiga aqui no Ceará”.

O deputado Ivo Gomes falou da alegria de estar recebendo o humorista Renato Aragão em Sobral. “Hoje é um dia importante para Sobral porque está recebendo a visita de um filho ilustre, que por coincidência é embaixador do Unicef no Brasil, uma instituição internacional que acompanha de perto a situação das crianças. O Unicef tem uma referência de Sobral como uma cidade bem sucedida na área da educação. A vinda do Renato Aragão aqui, e eu estou acompanhando desde Fortaleza a emoção dele em estar voltando para Sobral, que contagia todos nós que estamos acompanhado”, disse o deputado.


As homenagens continuaram à tarde no Theatro São João que recebeu pela primeira vez em seu palco o humorista Renato Aragão. Na ocasião, o prefeito Veveu entregou decreto que nomeia o Centro de Educação Infantil, no bairro Cidade José Euclides, com o nome da mãe do humorista ‘Dinorá Gondim Lins Aragão’. Renato Aragão também assinou como paraninfo da primeira turma de crianças que será matriculada no CEI do bairro José Euclides. A solenidade foi animada pela Banda de Música de Sobral e pelas crianças do programa Fala Garotada.


A primeira-dama do Estado do Ceará, Onélia Leite, falou da importância do olhar dedicado à infância. “Agradecer o prefeito Veveu por sua sensibilidade de investir na infância no município de Sobral e à Izolda, que já vinha com essa tarefa no município e agora no Estado. Iniciamos o Programa Mais Infância em agosto deste ano, baseado em três pilares: Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender. Para proporcionar espaços públicos adequados para o desenvolvimento infantil, construção de creches, formação para professores e agentes de saúde, profissionais que lidam diretamente com as crianças gestantes. Estamos nessa tarefa e como mãe e educadora sabemos da importância de cuidar desde a gestação”.

Comemorando 69 anos da atuação, o Unicef é uma organização mundial que trabalha em defesa dos direitos das crianças  e atua em  158 países de todo o mundo.  Para o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl, “Sobral é uma cidade especial no Brasil. O prefeito contou que a taxa de mortalidade infantil da cidade de Sobral é menos de 9 por mil nascidos vivos, mas não contou que há duas décadas era quase 70. Então parabéns Sobral! Sobral tem uma educação pública de referência para todo o Brasil e não foi à toa que Sobral é uma das poucas cidades do Brasil que conquistou todas as seis edições do Selo Unicef – Município Aprovado. Realmente um modelo para o Brasil. Mas a maior riqueza que tem Sobral é o seu povo e especialmente suas crianças e adolescentes”.