Comunidade sobralense recebe quarta praça requalificada do Projeto ‘Sobral Novo Centro’



Com muita festa e alegria, a comunidade sobralense recebeu, na noite de quinta-feira (7), a Praça da Várzea totalmente requalificada. “Quando inauguramos uma praça estamos fazendo um convite à população de Sobral para uma convivência harmoniosa, e compartilhamento dos espaços públicos para o lazer e conversa, criando um ambiente agradável de paz e harmonia, que promovam o encontro entre as famílias, as crianças, os adolescentes, os jovens e os mais velhos”, afirmou o prefeito Veveu Arruda.


Em suas palavras, o Gestor Municipal também destacou os avanços sociais que fazem de Sobral uma cidade cada vez mais humana. “Hoje somos referência em educação para todo o País. É o Ministério da Educação que diz que Sobral tem a melhor rede de educação do Brasil. Ao lado disso temos conquistas importantes, como a cobertura do sistema de atenção básica de saúde de 99% do território e todas as 63 equipes de saúde tem médico. Estamos construindo e entregando uma das maiores obras de habitação popular da história de Sobral, que é o Residencial Nova Caiçara. Em fevereiro iremos entregar 832 habitações, beneficiando mais 832 famílias. Já foram entregue 1.108”, enfatizou.


Oficialmente denominada de Praça Deputado Francisco Figueiredo de Paula Pessoa, ela já se chamou Praça Manoel Arthur da Frota e compõe o conjunto de obras do Projeto Sobral Novo Centro, que está requalificando todo o Centro Histórico com a troca do asfalto por blocos de concreto intertravados, nas principais ruas do centro, padronização, retificação e alargamento das calçadas, com acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais; e internalização da rede elétrica e de telecomunicação.



Segundo o deputado Ivo Gomes, “essa é a maior intervenção em áreas históricas que está acontecendo neste momento no Brasil. Nenhuma outra cidade histórica está tão bonita quanto Sobral com a pavimentação, passeios, acessibilidade, democratização dos espaços, que agora vão ficar livres para pedestres, ciclistas, cadeirantes e pessoas com deficiência visual”.


A Praça da Várzea passou por requalificação, recebendo nova iluminação, jardim, mobiliário urbano e piso respeitando as regras de acessibilidade para as pessoas com deficiência, numa área total de 1630 m². O equipamento integra o Projeto Cidades do Ceará II, da Secretaria das Cidades, e recebeu um investimento no valor de R$718.595,40, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O secretário das Cidades, Lúcio Gomes, destacou que “a praça é muito bonita, com equipamentos modernos, piso diferenciado, iluminação moderna que dá uma garantia para que as famílias e crianças possam usufruir com segurança. E pelo programa Cidades do Ceará também já requalificamos as praças do Patrocínio, Clodoveu Arruda (conhecida como Praça do Amor) e do Bosque, que totalizam mais de R$4,2 milhões, mas é muito maior”.



Na ocasião, também foi assinado o termo de compromisso pela empresa Fik Frio Condicionador de Ar, que aderiu ao projeto ‘Compromisso Verde’ e será responsável pela conservação da Praça da Várzea. “Todos que moram aqui nesta redondeza também têm que cuidar dessa praça para ser gentil com todos que moram em Sobral. Vamos continuar trabalhando dedicadamente para melhorar a vida dos sobralenses e promover o bem estar social, com praças, saneamento, drenagem, habitação, saúde e educação, e Sobral é referência em todas essas áreas”, afirmou o deputado Leônidas Cristino.

A solenidade também contou com a presença do vice-prefeito Carlos Hilton Soares; do desembargador Martônio Vasconcelos; do secretário adjunto das Cidades, Quintino Vieira; dos vereadores Emídio Silva, Gilmar Bastos, Christianne Coelho, Rogério Arruda, Carlos do Calisto, Itamar Ribeiro e Antônio Galdêncio; de membros do secretariado municipal; o ex-prefeito de Sobral, Aldenor Façanha, e população sobralense.