Empreendedorismo | Participantes de projeto FIA {oficina de artesãs} comemoram sucesso de arrecadação e vendas

Nesta quarta-feira (27), os grupos de artesãos que participaram do projeto FIA {oficina de artesãs} estarão comemorando o sucesso do projeto. A festa, que será realizada no Buffet Dona Flor, contará com a presença do prefeito de Sobral, Veveu Arruda, e  da vice-governadora do Ceará e primeira dama do Município, Izolda Cela. 

O projeto, que beneficiou mais de 30 participantes, inovou ao expandir os negócios de grupos de mulheres, por meio de um financiamento coletivo (crowdfunding). Elas conseguiram arrecadar mais que o proposto para seus empreendimentos, sendo apoiadas por mais de 200 pessoas do Brasil inteiro.



A campanha do FIA foi destaque em muitos sites, jornais e revistas, o que ajudou bastante na divulgação. “Esse movimento é fundamental dentro do que propomos para valorização do trabalho das nossas artesãs e para reconhecimento do talento de todas elas”, ressaltou a titular da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Extrema Pobreza de Sobral (Seds), Valdízia Ribeiro.

A coleção do FIA foi composta por peças produzidas em crochê, palha e tecido, e buscou manter a identidade do artesanato do Nordeste, feito a partir de muitas cores. “O FIA consistiu neste financiamento coletivo para investir nos grupos de artesãs do Município”, explicou a coordenadora de promoção do trabalho e renda da Seds, Margarida Melo. “A meta proposta para sustentar o projeto era de R$ 25 mil, mas o sucesso da campanha foi enorme e arrecadamos cerca de R$ 11 mil a mais que o proposto”, concluiu.

Com o projeto, o ofício passa a ser a principal fonte de renda para seus participantes, que ganharam maior visibilidade a partir da campanha.