Lançado Plano de Enfrentamento ao Mosquito Aedes Aegypti em Sobral


A vice-governadora Izolda Cela e o prefeito Veveu Arruda lançaram, nesta quinta-feira (7), o Plano Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes Aegypti para a macrorregião Norte. Com o tema 'Todos contra o Mosquito', a campanha foi lançada em solenidade realizada no Centro de Convenções, reunindo prefeitos e representantes da saúde dos municípios da Zona Norte.


Sobral é primeira cidade do interior do Ceará que recebe essa mobilização para articular as pessoas de toda a Região para que possamos ter em cada município do nosso Estado o compromisso de vencer a luta contra este mosquito. Penso que o comprometimento, responsabilização, definição de metas e monitoramento, compartilhamento de boas experiências para que sejam copiadas é muito potente para esse enfrentamento que temos contra o Aedes Aegypti”, destacou a vice-governador, Izolda Cela.



O prefeito Veveu destacou a importância da participação de todos para eliminar o mosquito. “As ações do setor público, Município, Estado e Governo Federal, são fundamentais e obrigatórias, mas insuficientes. É primordial a participação de todas as pessoas seja no lugar de estudo, trabalho e lazer para não deixar o mosquito nascer. Precisamos do empenho maior ainda de cada um de vocês, mobilizar toda a comunidade sobralense e da Zona Norte. Temos que fazer um pacto da Região Norte para erradicar o mosquito”, avaliou.

Ações simples, de rotina, podem evitar o mosquito”, afirmou o secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi, durante a apresentação sobre as causas e consequências da dengue, chikungynya e zika. “Precisamos unir forças, realizar ações preventivas e estimular essa prática. Precisamos de todos para atingirmos o resultado desejado e evitar a presença do mosquito”, afirmou Henrique Javi.


A ação faz parte do Plano Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti lançado pelo Governador Camilo Santana. O Comitê visa propor, articular, coordenar e avaliar as ações de controle do vetor, para reduzir a incidência das doenças e seus efeitos, além de auxiliar a pesquisa relacionada às ações de vigilância, prevenção, atenção à saúde e controle da dengue, chikungunya e zika.

Participaram da solenidade os deputados Leônidas Cristino e Ferreira Aragão; o secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi; o secretário adjunto das Cidades, Quintino Vieira; o vice-prefeito de Sobral, Carlos Hilton Soares; o prefeito de Reriutaba, Dr. Galeno Traumaturgo; a secretária de Saúde de Sobral, Mônica Lima; representando o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, Letícia dos Santos; o Reitor da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Fabiano Cavalcante; e os vereadores Emídio Silva, Itamar Ribeiro e Gilmar Bastos.

Mobilização




Dando continuidade ao lançamento da campanha ‘Todos Contra o Mosquito’, na tarde desta quinta-feira (7), a vice-governadora do Estado, Izolda Cela, e o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, reuniram os cerca de 300 agentes de endemias e de saúde do Município na Escola Yedda Frota, no bairro Terrenos Novos. Com a presença dos secretários municipais e líderes comunitários, os agentes realizaram uma mobilização porta a porta por todo o bairro, distribuindo os calendários da coleta sistemática e conscientizando a população sobre a importância do combate ao Aedes aegypti.