Nesta quinta (7) | Sobral sedia lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes Aegypti

Na última terça (5), Veveu Arruda concedeu entrevista coletiva para a anunciar a 
reunião do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento ao aedes aegypti

Sobral sediará, nesta quinta-feira (7), reunião do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika, reunindo prefeitos dos 55 municípios da macrorregião Norte. O encontro será realizado no Centro de Convenções (Salão Plutão), às 9h30, e reunirá também secretários de saúde, coordenadores da atenção primária, agentes comunitários de saúde, representantes das igrejas, do Exército, do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público de toda a Região.

O evento foi anunciado pelo prefeito Veveu Arruda em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (5). “Em Sobral conduzimos esse processo de combate ao aedes aegypti há algum tempo com êxito e temos conseguido, com o apoio da comunidade sobralense, controlar o mosquito. Na sede temos mantido sob controle o índice de infestação do mosquito, mas em alguns distritos o índice acima do aceitável. O cidadão precisa se envolver porque o aedes aegypti causa problemas gravíssimos e a morte, além disso está trazendo com o zika um problema grave que é a microcefalia”, explicou o Prefeito.

A ação faz parte do Plano Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti lançado pelo governador Camilo Santana, no último dia 21 de dezembro, em Fortaleza. O Comitê visa propor, articular, coordenar e avaliar as ações de controle do vetor, para reduzir a incidência das doenças e seus efeitos, além de auxiliar a pesquisa relacionada às ações de vigilância, prevenção, atenção à saúde e controle da dengue, chikungunya e zika.

Inauguração da Praça da Várzea




A solenidade de inauguração da Praça da Várzea, que será realizada nesta quinta-feira (7), às 19h, também foi pauta da coletiva. A quarta praça requalificada pelo Prefeito de Sobral faz parte do ‘Sobral Novo Centro’, maior projeto de requalificação de centros históricos em execução no Brasil, idealizado por Veveu Arruda, quando era secretário da Cultura do Município. 

Pelo Sobral Novo Centro as principais ruas do centro histórico tiveram o asfalto substituído por blocos de concreto intertravados, além das calçadas padronizadas, retificadas e alargadas, com acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais. O próximo passo será a internalização da fiação. “Já foi concluída toda a infraestrutura subterrânea para iniciarmos a internalização pela rua Oriano Mendes, da Catedral até a rua Cel. Mont’Alverne, como um projeto piloto. Por tanto a Praça da Várzea faz parte deste projeto piloto para em seguida prosseguirmos em outras ruas”, afirmou Veveu Arruda.