Prefeitura de Sobral busca parceria para fortalecimento da Economia Solidária

Em busca de parceria para o fortalecimento da política municipal de economia solidária, a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza de Sobral, Valdízia Ribeiro, e a coordenadora de inclusão produtiva, Margarida Melo, estiveram reunidas, no último dia 6 de janeiro, com a vice-governadora Izolda Cela. “Sobral é um dos únicos municípios do Estado que tem uma lei que institui a economia solidária como política pública. Apresentamos um projeto em busca de parceria com o Estado para fortalecer essa política que é tão importante para nós de Sobral e também para o Governo do Estado do Ceará”, afirmou a secretária.

Na ocasião, também foram apresentados os resultados do Projeto Gente Solidária, que apoiou a criação de 20 empreendimentos solidários com grupos de catadores, artesãos, profissionais de gastronomia, agricultores familiares e flanelinhas, beneficiando moradores da sede e dos distritos de Aracatiaçu, Jaibaras e Taperuaba. Voltado para pessoas em situação de extrema pobreza, o Projeto Gente Solidária ajudou mais de mil famílias a superarem esta situação.

Segundo a secretária Valdízia Ribeiro, os negócios apoiados pelo projeto Gente Solidária “estão na fase de transição de empreendimento solidários encubado para associações. Também estamos constituindo os fundos solidários para capital de giro para que possam investir e a comercialização desses produtos, que teve seu fortalecimento ano passado com as vendas pela internet. Ano passado iniciamos o projeto Fia com o grupo de mulheres do artesanato, que receberam consultoria de uma designer e também tiveram pela primeira vez oportunidade de comercializar seus produtos virtualmente. As vendas foram acima da média estabelecida”.