9º Colégio Sobralense de Tempo Integral será construído em Taperuaba

Com festa para celebrar conquistas da educação sobralense, o prefeito Veveu assinou a ordem de serviço que garantiu início das obras.




O prefeito Veveu Arruda assinou, na noite de quarta-feira (17), no distrito de Taperuaba, a ordem de serviço que garantiu o início da construção do 9º Colégio Sobralense de Tempo Integral. “Vocês terão neste ano aqui em Taperuaba um Colégio Sobralense de Tempo Integral funcionando para servir aos adolescentes do distrito. E nós vamos acompanhar a execução dessa obra, que já foi iniciada com terraplanagem”, comemorou o prefeito.

Na ocasião, também foram premiados alunos, professores e escolas que se destacaram no Torneio Khan Academy nas Escolas 2015, plataforma para o ensino da matemática de forma personalizada, com o uso do computador. “Resolvemos fazer a entrega dessa premiação aqui como homenagem a educação de Taperuaba e região, que tem as melhores escolas do município de Sobral. Um dos melhores Ideb do Brasil (9,0) é da Escola Araújo Chaves, no distrito de Bilheira”, disse Veveu.


O Colégio Sobralense de Tempo Integral de Taperuaba seguirá o modelo dos que já estão em funcionamento no Complexo Monsenhor Aloísio e em Aracatiaçu, com capacidade para atender a 540 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A escola contará com 12 salas de aula; laboratório de matemática, física, biologia, química e informática; biblioteca; cantina; sala para diretoria, coordenação, professores e grêmio; quadra poliesportiva coberta; anfiteatro, entre outros.

A última escola inaugurada em Taperuaba foi a Escola Cesário Barreto, há quase 20 anos. “A ordem de serviço que está sendo assinada aqui é uma coisa inédita em todo o Brasil porque não é qualquer distrito que terá uma escola nos padrões das que serão construídas aqui em Sobral, com um currículo diferenciado e um investimento de cerca de R$5 milhões. A manutenção dessa escola vai custar anualmente R$2,5 milhões, desde salário de professores e funcionários, transporte de alunos, luz, energia e água. E isso gera qualidade de educação, mas também movimento na comunidade, mais dinheiro, mais emprego, mais gente estudando e fazendo coisa boa”, destacou o secretário de Educação, Júlio Cesar da Costa.

Participaram da solenidade, o vice-prefeito Carlos Hilton Soares; o secretário de Educação, Julio Cesar da Costa; o vereador Emídio Silva; a secretária de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente, Gizella Gomes; a secretária de Agricultura e Pecuária, Luiza Barreto; a gerente do Espaço Cultural de Taperuaba, Socorro Brasileiro; e a comunidade.  
Premiação Khan Academy


Competindo com mais de 79 mil alunos de todo o Brasil, dois alunos de Sobral conquistaram o 2º e 3º lugar, no Torneio Khan Academy nas Escolas 2015, na categoria Embaixador Nacional: Ismael Silva Araújo, da Escola Antenor Naspolini, e David Santos, da Escola Raimundo Pimentel Gomes. A escola Antenor Naspolini conquistou o 3° lugar entre 310 escolas avaliadas pelo uso da plataforma em todo o País e também levou o título de segunda melhor sala do País na plataforma, com a turma do 5º ano, orientada pelo Professor Joelson Neves.

Representando os pais dos alunos premiados, Eliane Silva, mãe do aluno Ismael Araújo da Escola Antenor Naspolini, Embaixador Nacional do Torneio Khan Academy falou do poder transformador da educação. “Vemos o quanto a educação tem o poder de renovar a esperança. Sou de um bairro carente e vejo a escola mudando a vida do meu filho. Estar aqui é gratificante e acreditar que meu filho terá muito sucesso pela frente”, comemorou.

No total foram entregues 37 premiações do Torneio Khan Academy 2015, distribuídas em cinco categorias (habilidade por aluno na escola, embaixador escolar, embaixador nacional, professor/ turma nacional, e escola nacional); também foram premiados seis professores no Concurso Nacional de Boas Práticas; e reconhecidas duas escolas e um aluno de Sobral pelo melhor desempenho na região Nordeste.

A diretora da Escola Padre Palhano, Fabíola Silva, falou da alegria por Sobral se destacar novamente em um torneio nacional. “É para gente se sentir orgulhosa de participar desta educação e saber que nossos filhos estudam em escolas de qualidade. Quando a gente se dedica, quando os pais acompanham e temos gestores que acreditam na educação tudo é possível! Uma criança que vive no interior do Ceará, no Nordeste, se destacar nacionalmente é motivo de orgulho para todos nós”.




Veja a lista dos  premiados AQUI