Assinatura da ordem de serviço dá início à construção do primeiro Centro de Educação Infantil do Residencial Nova Caiçara



Para oferecer atendimento escolar para as crianças do Residencial Nova Caiçara, o prefeito Veveu Arruda assinou, na última sexta-feira (12), a ordem de serviço para construção do primeiro de três Centros de Educação Infantil, que serão construídos no residencial. A solenidade contou com a presença de moradores, secretários municipais e dos vereadores Emídio Silva, Christianne Coelho, Itamar Ribeiro, Antônio Galdêncio e Raimundo Carneiro.


Começamos a construção dos primeiros equipamentos sociais do Nova Caiçara com três Centros de Educação Infantil que serão suficientes para atender todas as famílias daqui. Já iniciamos a obra de uma Escola de Ensino Fundamental na Cohab II e está em licitação a construção de um Colégio Sobralense de Tempo Integral dentro do Nova Caiçara. Até março deveremos entregar mais 832 moradias à famílias que estarão deixando de pagar aluguéis caros, dividir moradias com familiares e morar em áreas de risco”, afirmou o prefeito Veveu Aruda, que pediu a priorização de contratação de moradores do Residencial que também terá dois Centros de Saúde da Família.



Segundo o secretário de Educação, Júlio Cesar da Costa, Sobral já universalizou o atendimento na pré-escola para crianças de 4 e 5 anos e está com uma cobertura de cerca de 50% das crianças em creches. “É inédito no Brasil a universalização do atendimento em creches para crianças de 0 a 3 anos e nós vamos chegar a 75% com todos os Centros de Educação Infantil que o Veveu está construindo. Sobral tem uma boa educação pública porque há engajamento e decisão política por parte do prefeito”, destacou o Secretário. Já foram entregues 9 novos Centros de Educação Infantil, mas a meta é entregar 19 CEI até o fim da gestão do prefeito Veveu. 



O CEI do Residencial Nova Caiçara terá capacidade para atender 396 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), e 188 crianças em período integral, com idades entre 0 e 6 anos, nas modalidades creche e pré-escola. O equipamento contará com 10 salas de aula; sala multiuso; fraldário; lactário; refeitório; cozinha; pátio coberto; playground; jardim; solário; direção; secretaria; sala de professores/reuniões e almoxarifado, entre outros. Serão investidos R$1.863.687,39, com recursos do Governo Federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e contrapartida da Prefeitura de Sobral.