Detentos da Penitenciária Industrial de Sobral recebem ação de prevenção de DST e AIDS



Durante toda a última sexta-feira (12) profissionais da Secretaria da Saúde de Sobral realizaram uma ação de conscientização e prevenção de DST e AIDS na Penitenciária Industrial Regional de Sobral (PIRS). “A cada seis meses, realizamos este tipo de serviço dentro da penitenciária, pois a população é mais vulneráveis a essas doenças”, explicou Geovane Barreto, coordenador do Centro de Orientação e Atendimento Sorológico de Sobral (COAS). Ao todo, foram realizados 54 testes rápidos de sífilis e 53 testes rápidos de HIV. Também foram distribuídos preservativos para os detentos.

Além do serviço de prevenção, detentos que já fazem tratamento receberam acompanhamento durante a ação. “Periodicamente é coletado sangue desses pacientes no próprio presídio e o material é encaminhado para o COAS, onde são realizados exames de CD4 e cargas virais”, explicou a enfermeira Margarida Magalhães.

Em breve, será remarcada uma data para que se possa fazer uma busca ativa para hepatites virais na penitenciária. Mais Informações: (88) 3614.7251