Equipe do Centro de Saúde da Família realiza ação de combate à hanseníase

Para alertar a população sobre os sintomas e tratamento da hanseníase, a equipe do Centro de Saúde da Família, do bairro Alto da Brasília, realizou, na manhã desta sexta-feira (29), blitz educativa. Na ação, a gerente da unidade de saúde, Glênia Costa, esclareceu detalhes sobre a evolução crônica da doença que é causada pela Mycobacterium leprae, micro-organismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. “É necessária a mobilização da sociedade, consciência e o empenho de cada um para eliminar a hanseníase”, pontuou Glênia.


Todos os Centros de Saúde da Família de Sobral estão realizando busca ativa de novos casos de hanseníase e promovendo discussões com os pacientes já tratados. Além de ações preventivas, de conscientização e enfrentamento da doença, a população pode tirar dúvidas e realizar exames para diagnosticar a hanseníase em qualquer unidade de saúde.

A doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento dos doentes, que hoje já não existe pois não é necessário, tendo em vista a possibilidade de tratamento e cura. Os sinais e sintomas da hanseníase estão localizados principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, nas costas, nas nádegas e nas pernas.