Produtores de Sobral concluem primeira etapa do curso de Agricultura Orgânica

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagri), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (SENAR), concluiu, nesta quinta-feira (4), a primeira etapa do curso de Agricultura Orgânica. Com um total de 120 horas/aula a oficina foi realizada no Setor VI, no distrito de Jaibaras, e no Assentamento Rajada, localizado no distrito de Aracatiaçu.

O curso, voltado para produtores de base familiar, procurou qualificar o desenvolvimento tecnológico das suas unidades produtivas. “A agricultura familiar tem respondido positivamente ao diversificar a produção, na agricultura e pecuária”, disse a titular da Seagri, Luiza Barreto. “Este curso é uma prova da competência que estes produtores vêm demonstrando, do crescimento deles de forma organizada e participativa”, concluiu.




O curso abordou os segmentos de produção orgânica de frutas e hortaliças, o preparo e aplicação de biofertilizantes e extratos de plantas, a comercialização e sua certificação, erosão do solo e empreendedorismo. A segunda etapa, com 80 horas/aula e que começa ainda este mês, será concluída no mês de março.