Unidades de saúde de Sobral realizam ações de combate a dengue



Com o tema 'Um mosquito não é mais forte que um País inteiro', as unidades de saúde do município de Sobral realizaram durante toda a quinta-feira (4), ações voltadas para mobilizar e conscientizar a população contra o mosquito Aedes aegypti. O objetivo da ação foi evitar, além da transmissão da dengue e da Chikungunya,  que a Zika afete uma geração inteira que pode vir a apresentar microcefalia decorrente do vírus.


Dentre as ações programadas, todas as equipes das unidades realizaram uma grande ‘faxina’ no seu ambiente de trabalho, com o intuito de localizar e acabar com criadouros do mosquito. Também foram realizados trabalhos de divulgação sobre as formas de combate e os sintomas de cada doença.

De acordo com a enfermeira Thiara Teodósio, no CSF Tamarindo, foram realizadas ações de caráter preventivo e de promoção da saúde nas salas de espera, o que facilitou o contato entre a população e os profissionais. “É muito importante darmos visibilidade em nossas ações e divulgá-las, para mobilizar toda população no combate ao mosquito”, frisou  a coordenadora da atenção primária, Carina Guerra.

A ação foi organizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que mobilizou todos os estabelecimentos de saúde dos 5.570 municípios brasileiros.