Jantar beneficente arrecada doações para o Fundo Rotativo Solidário do Trapiá


Na noite da última quinta-feira (11), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza de Sobral (Seds) e o Grupo de Mulheres Solidárias realizaram um jantar beneficente na localidade de Trapiá, distrito de Jaibaras. A ação, que fez parte da agenda ‘Março Mais Mulher’, serviu para arrecadar mil reais em doações para o Fundo Rotativo Solidário do Trapiá. 


O evento contou, ainda, com a participação de representantes de Cabo Verde, que vieram conhecer o caso de sucesso do Projeto Gente Solidária em Sobral. “Viemos aqui para ver e compreender os fatores que conduziram ao sucesso, pegar esta metodologia e adaptar para nossa realidade em Cabo Verde, porque a economia solidária valoriza a tecnologia social, a produção e o acesso ao mercado”, disse o responsável pela Promoção de Microfinanças e Empreendedorismo do Programa Nacional de Luta Contra a Pobreza do Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos de Cabo Verde, Bernardino Gonçalves. “Particularmente para nós, um aspecto importante desse intercâmbio, é ver como o produtor evita o atravessador através de feiras de baixo custo, o que permite às pessoas comercializarem seus produtos, dando a elas, acesso ao mercado. Este é um aspecto que estamos dando muita atenção e que pode nos ajudar muito neste momento em nosso país”, concluiu.

Para a consultora do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), Conceição Faheina, o sucesso do Gente Solidária só foi possível pelo empenho da Gestão Municipal. “Muitos produtores nos dizem que lhes faltava oportunidade e nem todos os prefeitos dão esta oportunidade que o prefeito Veveu deu a cada um dos que participam do Gente Solidária. Ele foi a pessoa que buscou recursos junto a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES). Estes três mudaram fortemente a autoestima dos que participam do Gente Solidária”, concluiu.

Desenvolvido desde 2013 pela Prefeitura de Sobral, através da Seds, em parceria com o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), o Projeto Gente Solidária atua na formação contínua, fomentando o desenvolvimento de empreendimentos solidários diversos segmentos, oferecendo suporte técnico e financeiro aos mesmos, além de facilitar a comercialização das mercadorias produzidas, como forma de garantir a ampliação da renda.