JORNADA AMPLIADA | Crianças têm aula de balé na creche do Novo Recanto


As pequenas alunas do Centro de Educação Infantil (CEI) Tereza Rodrigues dos Santos, no bairro Novo Recanto, dão os primeiros passos na dança nas aulas de balé oferecidas todas as segundas-feiras e quintas-feiras das 17h às 18h. “A dança contribui para a coordenação motora, flexibilidade e no desenvolvimento integral das crianças. As aulas começaram há 1 mês e já é perceptível a evolução das alunas até na sala de aula porque no balé elas brincam com disciplina e concentração. Uma criança que pratica alguma atividade física leva isso para a vida”, explica a educadora física e professora de dança, Valfilha Cavalcante.

Em todas as turmas do CEI do bairro Novo Recanto, uma das 9 creches inauguradas pelo prefeito Veveu Arruda, são oferecidas atividades recreativas trabalhando coordenação, agilidade, flexibilidade, velocidade, entre outras que contribuam para o desenvolvimento integral da criança. O CEI do Novo Recanto atende 208 crianças de 0 a 5 anos, do berçário até as séries iniciais. 

A iniciativa faz parte das ações do Projeto Jornada Ampliada, oferecidas no contraturno em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, com atividades de incentivo à leitura como contação de histórias, além de dança, teatro, música, capoeira, artes visuais e reforço escolar. O objetivo é a formação de leitores com ações intersetoriais, que ampliem a jornada escolar dos alunos, utilizando a leitura como ferramenta central, contribuindo para a melhoria da aprendizagem dos alunos.