No Dia Mundial da Água, SAAE lembra sobre o uso consciente e combate ao desperdício


Na última terça-feira (22), foi comemorado o Dia Mundial da Água e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) tem chamado a atenção da população para a necessidade de economizar água. O alerta se dá, principalmente, pelo longo período de estiagem e forte calor, que resultam na diminuição do nível das águas nos açudes. Outra informação preocupante é previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) de mais um ano com chuvas abaixo da média.

De acordo, com o diretor administrativo do SAAE, Vicente Parente, o abastecimento está normal, mas é preciso que as pessoas tenham consciência conta o desperdício. “Tivemos boas chuvas apenas em janeiro, porem não o suficiente para que as nascentes fossem recuperadas. Os açudes Araras e Jaibaras, que nos abastecem, estão com 5,9% e 16,83%da capacidade de armazenamento, respectivamente”, esclareceu.


Para evitar o desperdício o SAAE lembra sobre medidas simples que cada um pode adotar como:
-        Não lavar carros e calçadas com mangueiras;
-        Não deixar o chuveiro ligado durante o tempo de banho;
-        Não deixar a torneira ligada durante a escovação
-        Reparar o quanto antes vazamentos e possíveis problemas no encanamento.

O abastecimento de água na cidade opera regularmente e apenas sofre eventuais interrupções quando surgem imprevistos como a falta de energia elétrica, o rompimento de tubulação ou dano nos equipamentos utilizados na distribuição d’água. O acompanhamento da população tem ajudado o SAAE a solucionar dos principais problemas. “A parceria com a comunidade, nos informando quando há algum problema, tem nos ajudado para uma prestação cada vez melhor dos nossos serviços, atendendo às necessidades do cidadão”, concluiu.

Serviço
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE)
Rua Dr. Monte, 563 - Centro, Sobral, (em frente à Praça do Bosque)
Telefones: 0800 283 0195 / (88) 3677-9100