Nova Caiçara | Sobral participa da entrega simultânea de moradias em cinco estados do Brasil

Com a terceira entrega no Residencial, 2.048 famílias sobralenses já realizaram o sonho da casa própria.


Sobral realizou uma bela festa ao participar, nesta segunda-feira (7), da entrega simultânea de 2.434 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, em cinco cidades: Caxias do Sul (RS), Sobral (CE), Três Lagoas (MS), Paracatu (MG) e Jundiaí (SP). Em Sobral, mais 976 famílias realizaram o sonho da casa própria no Residencial Nova Caiçara, somando já 2.048 famílias beneficiadas com moradias de qualidade. 


A presidenta Dilma Rousseff, que participava presencialmente da entrega de unidades habitacionais em Caxias do Sul (RS), falou dessa conquista, através de link de transmissão ao vivo. “É um sonho realizado porque essas 2.434 famílias, daqui e do resto do país, elas sonharam com essa casa própria e tenho certeza que todas elas se sentem hoje um pouco vitoriosas. E essas cinco cidades do Brasil, nesses cinco estados, são hoje cidades melhores porque uma cidade é melhor quando as famílias que nela residem têm sua casa própria. Todos começam uma nova etapa nas suas vidas!”, destacou.

O Governador Camilo Santana ressaltou o sentimento de participar da entrega das moradias. “É uma alegria presenciar esse momento, em que a gente vê o sorriso na face das pessoas ao receber uma moradia. Estamos num local privilegiado que conta com uma escola profissionalizante, em tempo integral, praticamente dentro do residencial. Está sendo concretizado o sonho de milhares de pessoas em Sobral, nesse que é o maior empreendimento do interior do Ceará e um dos maiores do interior do Nordeste”.



O prefeito Veveu Arruda falou emocionado das conquistas que têm garantido qualidade de vida para a população sobralense. “Estamos realizando a maior inclusão social de toda a história de Sobral, através dessa política habitacional, que beneficiará quase 15 mil pessoas. Outras ações se articulam para garantir a melhoria de vida daqueles que mais precisam. Tínhamos quase 8 mil famílias vivendo na extrema pobreza, desenvolvemos um trabalho intersetorial e conseguimos reduzir para 754 famílias. Nós temos, segundo avaliação do Ministério da Educação, a melhor rede de educação pública do Brasil. E outro dado relevante, em 2015, registramos a menor taxa de mortalidade infantil (8,6) de toda a história de Sobral e uma das menores do Norte e Nordeste”.



Se dirigindo às famílias moradoras do Residencial Nova Caiçara, a vice-governadora Izolda Cela falou da responsabilidade de cada um para construir um local bom de se viver. “Essa é uma área muito privilegiada, com uma bela vista da Serra da Meruoca e aqui pode ser um lugar maravilhoso de se morar. A Prefeitura e o Governo do Estado já estão construindo três Centros de Educação Infantil, terminando a licitação da escola fundamental de tempo integral, e terá outros equipamentos. Mas fazer esse local bom de viver não depende só do poder público, mas de cada morador. Essa área receberá ações do Pacto pelo Ceará Pacífico, construindo para o nosso Estado e nosso país”, afirmou.



Representando as famílias beneficiadas, a dona de casa Jocilene de Castro, falou da felicidade de realizar o sonho da casa própria. “Não consigo nem descrever a alegria de saber que a casa é minha, não vou mais pagar R$400 de aluguel, vou pagar apenas R$39. Esse dinheiro eu já vou investir em estudo, na minha faculdade que eu tinha trancado”, disse emocionada.


Durante a solenidade, foi assinado protocolo de intenções através do qual a Fundação Banco do Brasil desenvolverá o projeto ‘Moradia urbana com Tecnologia Social’, no Residencial Nova Caiçara, que visa estimular nas famílias os princípios da participação e organização comunitária. O Residencial Nova Caiçara terá 3.364 unidades habitacionais além de áreas de lazer, quadras esportivas, espaço para atividades comunitárias e comerciais. Também já começaram a ser construídos três Centros de Educação Infantil, que já começaram a ser construídos; duas Escolas de Tempo Integral (uma na área do empreendimento e outra na Cohab III); dois Centros de Saúde da Família (com 5 equipes e 50 agentes de saúde) e um Centro de Artes e Esportes Integrado.




Também participaram da solenidade, o ministro das Comunicações, André Figueiredo; o presidente do Banco do Brasil, Alexandre Abreu; os deputados federais Leônidas Cristino e Odorico Monteiro; o secretário executivo das Cidades, Ronaldo Borges; o vice-prefeito de Sobral, Carlos Hilton Soares; a secretária de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente, Gizella Gomes; o vice-presidente de Negócios de Varejo do Banco do Brasil, Raul Moreira; o presidente da Fundação Banco do Brasil, José Caetano Minchillo; o diretor de Crédito imobiliário do Banco do Brasil, Hamilton Moreira; o superintendente do Banco do Brasil no Ceará, Eloi Medeiros; secretários municipais e prefeitos da região.