Prefeitura de Sobral valida propostas do Programa de Apoio à Gestão Pública



Visando a modernização administrativa, o prefeito Veveu Arruda, acompanhado do vice-prefeito Carlos Hilton Soares, do chefe de Gabinete, Luciano Arruda, e de todo o secretariado, além do gerente da fábrica da Votorantim Cimentos em Sobral, Rafael Araújo, estiveram reunidos, nesta quinta-feira (3), na sala de reuniões da Ecoa, para validar os projetos propostos no âmbito do Programa de Apoio à Gestão Pública. “Com esse programa estamos buscando o fortalecimento da gestão pública e modernização da administração usando os métodos e as ferramentas que estão disponíveis nos dias atuais”, explicou o prefeito Veveu Arruda.


Os projetos propostos atendem às demandas apresentadas por técnicos das secretarias municipais durante o ciclo de oficinas iniciado dia 29 de fevereiro. Entre as principais propostas estão o desenvolvimento de projetos estratégicos de Tecnologia da Informação e Comunicação para integração das ações da gestão; a ampliação das parcerias em áreas prioritárias; o equilíbrio entre receitas e despesa com ampliação da arrecadação; a melhoria de índices que impactam nas transferências da saúde e assistência social; aperfeiçoamento do método de avaliação, entre outros. 

O próximo passo será a formalização do Grupo de Modernização do Município e o desenvolvimento dos planos de ação. O acordo de cooperação com a Votorantim Cimentos para desenvolvimento do Programa de Apoio à Gestão Pública foi assinado dia 14 de julho de 2015 e foi feito um levantamento de dados primários e secundários pela Synergia Consultoria Socioambiental, que elaborou diagnóstico. 

Programa de Apoio à Gestão Pública

Com o objetivo de apoiar projetos de modernização da gestão pública, nas áreas tributária, financeira e patrimonial, educação, saúde e assistência social, além de capacitar os gestores e servidores do município, o Programa de Apoio à Gestão Pública é uma iniciativa do Instituto Votorantim e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apoiada pelas empresas da Votorantim, em 23 municípios brasileiros que contam com operações do grupo Votorantim.