Secretaria de Educação de Sobral promove Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade



Para promover momentos de reflexão sobre as práticas escolares, a Secretaria da Educação de Sobral realizou, no dia 3 de março, o Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento contou com palestra sobre 'Os direitos de aprendizagem das crianças e a interdisciplinaridade', proferida pela diretora da Escola José Ermírio de Moraes, Profª. Lira Augusta Soares, além de apresentações das experiências vividas em sala de aula.

O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal em assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental. Segundo o secretário da Educação, Julio Cesar Alexandre, em Sobral a alfabetização dos alunos já acontece até os 7 anos de idade, ao final do segundo ano do ensino fundamental. “O desafio do terceiro ano é tornar as crianças proficientes em compreensão textual, trabalhando com altas expectativas para o currículo da série”, afirmou.




No abertura do seminário, a coordenadora local do PNAIC, Jamile Fontelles, enfatizou a importância do Pacto e da participação e compromisso dos educadores. “O professor é a peça fundamental na aprendizagem dos alunos. Investir em sua formação gera qualificação na sua prática em sala de aula”, frisou.

Conforme resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), realizada bianualmente, os alunos do 3º ano das escolas municipais de Sobral já vem se destacando, com 97% dos alunos proficientes na leitura, número superior à média cearense (85%), nordestina (65%) e nacional (78%). Para alcançar esse resultado o Município desenvolve uma política de incentivo à leitura, com diversas atividades complementarem de incentivo à leitura, como a Brinquedoteca Municipal, grupos de contadores de histórias, leitura no turno complementar ao período regular de aula, professores comprometidos em dedicar uma hora por semana à leitura, contratação de agentes de leitura, entre outras.