Sobral recebe visita técnica do programa ‘Prefeito Amigo da Criança’


O Município de Sobral recebeu, nesta terça-feira (15), a visita de técnicas do Programa 'Prefeito Amigo da Criança', do qual o município participa para conhecer as políticas públicas municipais de educação, saúde e proteção social voltadas à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Mais do que receber o reconhecimento, esse processo oferece a oportunidade de nós nos olharmos. É um instrumento de revisitação aos nossos programas e projetos e ao mesmo tempo de aperfeiçoamento, inovação e criação de novos programas pra gente fazer de Sobral um lugar generoso e cuidadoso com as nossas crianças”, afirmou o prefeito Veveu Arruda.

Na ocasião, as técnicas se reuniram com o prefeito Veveu e todo o secretariado, além de terem visitado o CRAS Irmã Oswalda, no bairro Alto da Brasília, o Abrigo Domiciliar, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), conversarem com os conselheiros tutelares e o Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente. A visita técnica segue, nesta quarta-feira (16), nos Centros de Educação Infantil dos bairros Santo Antônio e Domingos Olímpio e na Escola Municipal Ermírio de Moraes, além do Centro de Saúde da Família do Alto da Brasília, da Casa Acolhedora do Arco e da Maternidade da Santa Casa.

O programa Prefeito Amigo da Criança é promovido pela Fundação Abrinq Save the Children, com o objetivo de comprometer as gestões municipais na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Nesta gestão 2013/2016, Sobral concorre ao prêmio ‘Prefeito Amigo da Criança’ e o projeto Coala concorre na categoria Boas Práticas. Com as ações do Coala, Sobral alcançou a menor taxa de mortalidade infantil da história do Município, com 8,6 óbitos a cada mil nascidos vivos. Em 1991, morriam quase 67 crianças antes de completar um ano de idade a cada mil nascidas vivas. A queda no número de óbitos infantis foi de 87%, nos últimos 25 anos.