Guarda Mirim | Formatura da 24ª turma e despedida da 23º reúne 260 jovens e familiares no Boulevard do Arco

Numa bela solenidade no Boulevard do Arco, na noite desta quarta-feira (13), autoridades e familiares dos 260 jovens participaram da formatura da 24ª turma da Guarda Mirim, quando também aconteceu a despedida da 23ª turma. “Estamos hoje vivendo mais um capítulo da nova história de Sobral. São jovens que estão fortalecendo os laços familiares, tendo estímulo para os estudos e formando uma raiz forte para a cidadania sobralense”, afirmou o vice-prefeito Carlos Hilton Soares.


O secretário de Cidadania e Segurança, Erlânio de Almeida, destacou que a “Guarda Mirim tem um papel muito importante dentro da sociedade e tão bem representa uma instituição muito essencial, que é a Guarda Municipal. Parabenizo a todos que ingressaram na 24ª turma e parabenizo quem saiu pela dedicação e comprometimento que tiveram”.

Já passaram pelo programa 2.460 jovens deste Município. “Ao entrar na Guarda Mirim me pediram para viver tudo intensamente e foi o que eu fiz: vivi sem medo de errar. As pessoas que aqui conheci são anjos que quero levar para a vida toda. Aos meus coordenadores agradeço por me ajudarem a crescer como mulher e como pessoa”, disse emocionada a guarda mirim Gleicyane Vasconcelos, representando a 23ª turma que se despedia do Projeto.

Na ocasião, foram entregues certificados da comenda Yuri Elson Gomes da Silva a quatro guardas mirins: Rikelmy Ferreira Regino, por ter as melhores notas escolares; Matheus de Sousa Ferreira, considerado Guarda Mirim padrão, por ter conduta exemplar, postura, iniciativa e disciplina; Davi Rodrigues de Vasconcelos, por obter as melhores notas escolares no curso de formação; e Francisco Silas Ferreira de Sousa, por ter se destacado durante o curso de formação da 24ª turma pelo comportamento e boa disciplina entre o grupo.

Também participaram da solenidade, o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Jorge Trindade; os vereadores Emídio Silva e Rodolfo Basílio; o comandante da Guarda Municipal, Adriano o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Júlio Brito; o instrutor do Tiro de Guerra 10-011, Erivelton de Almeida; o coordenador do Sine/IDT de Sobral, Lourenço Portela; e o comandante do Ronda do Quarteirão, Major Flávio Dias. Criado em 2004, o Projeto Guarda Mirim tem atuado na formação cidadã dos adolescentes, incentivando o ingresso e permanência em instituições de ensino, assim como, os primeiros passos no mercado de trabalho. O programa tem duração de seis meses, período em que os adolescentes recebem bolsa auxílio.