Projeto São José | Prefeitura de Sobral reúne mais de 300 produtores da Região Norte para ‘Dia de Campo’


A Prefeitura de Sobral reuniu, na última sexta-feira (15), mais de 300 produtores da Região Norte para um Dia de Campo’, quando foram promovidas capacitações por meio do projeto São José. O evento, que aconteceu na localidade de Estivas, no distrito de Aracatiaçu, beneficiou produtores de Sobral, Alcântaras, Cariré, Forquilha, Groaíras, Massapê e Santana do Acaraú. 


De acordo com a titular da Secretaria da Agricultura e Pecuária, Luiza Barreto, a capacitação dos produtores, foi direcionada para o uso sustentável da água e promoveu a integração com troca de experiências. “Tudo o que eles estão aprendendo e compartilhando entre si vai influenciar na renda deles. Um exemplo é a bovinocultura de leite aqui no Município, que mesmo durante a estiagem, os produtores conseguem manter a alimentação dos seus rebanhos, através da fenagem e silagem, mantendo a sua produção”, destacou.

Para o consultor ambiental do Projeto São José para a bacia hidrográfica Acaraú-Coreaú, Carlos Alberto Farias, o evento apresentou meios de convivência com o semiárido “Estamos mostrando aqui, tecnologias para convivência com o semiárido, o uso sustentável da água e ações ambientais no bioma caatinga, pois, muitas vezes o agricultor não conhece e, por isso, não usa estes alimentos que já se encontram em sua propriedade. Com isso nós apresentamos que é possível a produção na agricultura familiar com o que nós temos de matéria-prima, mesmo em meio à estiagem”, concluiu.

A ação foi promovida pela Seagri em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) da Organização dos Estados Americanos (OEA), o Sistema Integração de Saneamento Rural (Sisar) e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).