Secretário Estadual da Cultura conhece Agentes de Leitura de Sobral

Sobral recebeu, nesta quinta-feira (14), a visita do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos, que participou de um encontro com candidatos que estão passando por processo de qualificação e seleção para atuarem como Agentes de Leitura, no Município. O encontro contou também com a presença da secretária da Cultura e do Turismo de Sobral Eliane Leite, da coordenadora de Políticas de Livros da Secult, Mileide Flores, e do secretário adjunto da Cultura e do Turismo, Carlos Moledo.

Criador do programa Agentes da Leitura no Ceará, o secretário da Cultura do Estado, Fabiano dos Santos, destacou a importância da leitura. “A democratização do acesso ao livro e à leitura é um ato de cidadania, possibilita o desenvolvimento humano, porque quem lê amplia os seus horizontes, amplia suas capacidades críticas e cognitivas. Por isso é uma ação de democracia e de cidadania, é uma ação política”.

Em parceria com o Ministério da Cultura, o Projeto Agentes de Leitura concederá uma bicicleta, uma mochila com livros e bolsa auxílio para 28 jovens atuarem como mediadores culturais (contadores de histórias) junto às famílias em situação de vulnerabilidade social, escolas e bibliotecas, além de receberem capacitação.