Avaliação do Plano Municipal pela Primeira Infância de Sobral revela avanços


Para avaliar os avanços do município nas políticas públicas voltadas para os primeiros sobralenses, foi realizada nesta quinta-feira (5), uma reunião com o vice-prefeito Carlos Hilton Soares, os secretários municipais e a consultora do Município e idealizadora do Trevo de Quatro Folhas e do projeto Coala, Ana Cecília Sucupira. Foram analisadas as ações do Plano Municipal pela Primeira Infância de Sobral, que se dividem em três eixos: atendimento à criança e à família, qualificação para melhor atendimento e serviços e obras dirigidas às crianças. 

O prefeito colocou como prioridade máxima a primeira infância, que abrange crianças de 0 a 6 anos. O município já teve muitos avanços e a ideia é articular políticas para garantir a integralidade das ações voltadas para este público. Definimos oito eixos prioritários de ações que devem ser intensificadas até o fim do ano”, explicou Ana Cecília Sucupira. 


Como resultado dos esforços, Sobral registrou a menor taxa de mortalidade infantil do Norte e Nordeste, com 8,9 óbitos a cada mil nascidos vivos, enquanto a taxa do Brasil é de 15,7, universalização da pré-escola (4 e 5 anos) e ampliação para 47% do atendimento de crianças de 0 a 3 ano; redução da extrema pobreza de 8 mil para pouco mais de 700 famílias; e garantia de moradia de qualidade para 3.364 famílias, entre outros.

Será criada uma comissão de acompanhamento do Plano e, posteriormente, será criado o Fórum Municipal da Primeira Infância em Sobral, que deverá ser aprovado na Câmara de Vereadores. Em junho, será realizada a Feira 'Crescendo Juntos', ações incentivada pelo Selo Unicef, com exposição das ações do municípios voltadas para a garantia do desenvolvimento integral das acrianças de 0 a 6 anos de idade.