Boas práticas | Sobral é selecionada pelo Unicef para III Mostra Internacional das Semanas do Bebê


Entre os dias 23 e 26 de maio, acontece em Recife (PE), a III Mostra Internacional das Semanas do Bebê, que busca promover o intercâmbio de experiências entre países, estados e municípios brasileiros. Nesta edição Sobral é um das seis cidades selecionadas para apresentar suas experiências com a realização da Semana do Bebê.


A escolha foi feita a partir de um processo seletivo que contou com a participação de 85 municípios de diversas regiões do Brasil. As outras cinco selecionadas foram Maracanaú, no Ceará; Jaboatão dos Guararapes e Petrolina, em Pernambuco, e Major Sales e Guamaré, no Rio Grande do Norte. Os seis municípios escolhidos participarão de um painel de apresentações das suas vivências.

Cada trabalho foi analisado por um grupo formado por avaliadores representando o UNICEF e organizações parceiras. Os critérios de avaliação levaram em conta a narrativa clara e objetiva do processo de planejamento e a mobilização, divulgação e implementação de atividades diversificadas. Os municípios que criaram lei municipal, ou seguiram lei estadual, oficializando a Semana do Bebê e indicaram as inovações realizadas nas Semanas do Bebê, receberam mais pontos no processo de avaliação.


As semanas dedicadas à primeira infância são uma das principais estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para assegurar a atenção adequada a crianças de até seis anos de idade. Em 2015 mais de 850 mil crianças, com idade entre 0 e 4 anos, participaram de 450 Semanas do Bebê. Quase 40 cidades brasileiras receberam apoio do UNICEF para realizar mais de cinco mil atividades e treinamentos, envolvendo mais de 33 mil profissionais de saúde, proteção e educação.