‘Campanha de Prevenção e Detecção do Câncer de Boca’ atende mais de 150 pessoas na Praça do Patrocínio


Na manhã desta quarta-feira (18), a Praça do Patrocínio recebeu odontólogos e acadêmicos do curso de odontologia da UFC, durante a ação que integra a ‘Campanha de Prevenção e Detecção do Câncer de Boca’. Com realização de exames, encaminhamentos para unidades de saúde e palestras sobre cuidados com a higiene bucal, a iniciativa atendeu, gratuitamente, mais de 150 pessoas. 


Para receber a comunidade, os organizadores montaram três stands. No primeiro, profissionais abordavam a responsabilidade de toda a população no combate ao mosquito Aedes aegypti. Esta estrutura contou com o laboratório itinerante do Centro de Controle de Zoonoses. No segundo espaço, foram promovidas ações educativas, onde o público aprendeu a realizar o autoexame, identificando lesões que podem indicar um câncer, além de conhecer os sintomas e a epidemiologia da doença.

Por fim, a terceira estrutura recebeu professores e alunos do curso de odontologia que realizavam os exames orais. “São exames básicos com espátula de madeira, em busca de lesões ou corpos estranhos”, afirmou Carolina Maia Rodrigues, acadêmica de odontologia da UFC. Ainda neste espaço, pessoas com lesões consideradas graves ou com suspeitas de câncer foram encaminhadas para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Municipal, onde outra equipe realizava biopsia para um diagnostico mais preciso.