Operação Carro Pipa | Programa já distribuiu 217 bilhões de litros de água potável para famílias sobralenses


Desde o ano de 2012 até hoje, as famílias sobralenses atingidas pela seca já foram atendidas com mais de 217 bilhões de litros de água potável, através da  Operação Carro Pipa. Os números são do levantamento realizado pela Defesa Civil Municipal, que é parceira da Operação do Exército Brasileiro. Atualmente,  205 localidades são abastecidas por 11 carros-pipas que distribuem, em média, 88 mil litros de água por dia. Em quatro anos já foram transportadas 27.199 carradas de oito mil litros cada.

A Operação Carro-Pipa, desenvolvida pela Prefeitura de Sobral, em parceria com o Exército Brasileiro, atende a localidades nos distritos de Aprazível, Aracatiaçu, Baracho, Caioca, Caracará, Jordão, Patos e Taperuaba e na zona rural da sede do Município. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Rinaldo Nogueira, o trabalho é de vital importância para as comunidades beneficiadas, pois é o único meio de acesso a água para essas pessoas. “Mesmo com as chuvas deste ano, os níveis dos reservatórios não apresentam uma melhora significativa. Os pipas são o único meio dessas famílias terem acesso a água potável”, explicou.

As comunidades que estão sem água para consumo podem solicitar o carro-pipa na Prefeitura, por meio da Secretaria da Cidadania e Segurança. Saiba mais: (88) 3611-5695 ou 156.