Prefeitura promove fórum para composição do Conselho Municipal dos Direitos e Proteção do Idoso



A Prefeitura de Sobral, por meio Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza (Seds), realizou, na manhã de quinta-feira (5), o ‘Fórum dos Representantes de Entidades Não Governamentais dos Direitos da Pessoa Idosa de Sobral’. O objetivo do encontro foi selecionar entidades que trabalham em prol da pessoa idosa no Município para terem representantes no ‘Conselho Municipal dos Direitos e Proteção do Idoso (CMDPI)’.

Foram eleitas a Associação Beneficente e Cultural Vitalidade, o Abrigo Sagrado Coração de Jesus, a Comunidade Ativa, a Federação das Associações Sobralenses (FESEC), o Serviço de Apoio à Família Sobralense (SAFS) e o Serviço Social do Comércio (Sesc). Estas instituições têm até a próxima segunda-feira (9) para indicar seus representantes, titular e suplente. 

Além destas instituições, a Seds e as secretarias de Educação, da Saúde, do Esporte, da Cultura e a de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico terão representantes no CMDPI. Na próxima terça-feira (10), acontece a primeira reunião do colegiado onde serão escolhidos o presidente, vice-presidente e secretário do CMDPI.

O CMDPI terá a incumbência de propor políticas públicas para a garantia dos direitos da pessoa idosa, fiscalizar e acompanhar essas políticas, sejam governamentais ou não, participar do orçamento municipal e divulgar essas ações.