Primeiro Sorriso | Projeto leva atendimentos gratuitos a pessoas com lábio leporino


Nesta terça-feira (24), teve início em Sobral o Projeto Primeiro Sorriso, que leva a municípios do interior atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos a pessoas com fissura labiopalatina, popularmente conhecida como lábio leporino. A iniciativa, que beneficiará cerca de 100 paciente, é resultado da parceria entre Associação Beija Flor (ABF), Smile Train, Secretaria Municipal da Saúde e Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Como, atualmente, a cirurgia reparadora é realizada apenas pelo Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza, a ideia do Projeto é facilitar o acesso ao procedimento a pessoas da Região Norte do Estado. “Para promovermos essa descentralização, foi montada uma equipe multidisciplinar, envolvendo órgãos da Prefeitura, como o Centro de Reabilitação, e órgãos do Estado, como o CEO Regional e a Policlínica. Desse modo, as crianças não terão que ir a Fortaleza para ter acesso ao tratamento”, explicou a Secretária da Saúde de Sobral, Mônica Lima.

Realizado pela primeira vez em Sobral, o Projeto Primeiro Sorriso conta com dentistas, fonoaudiólogos, cirurgiões gerais, cirurgiões plásticos, anestesistas, assistentes sociais e enfermeiros. A equipe irá realizar, até próxima sexta-feira (27), 100 atendimentos ambulatoriais e 25 cirurgias, gratuitamente, na Santa Casa de Misericórdia.

Após os procedimentos cirúrgicos, serão feitos acompanhamentos necessários à recuperação por fonoaudiólogos e odontólogos.