Reconhecimento | ‘Dia do Gari’ é festejado com forró pé de serra, sorteio de brindes e serviços de cidadania


Os 310 garis pertencentes à rede pública de coleta de lixo de Sobral estiveram reunidos, na última terça-feira (17), durante um café da manhã realizado pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconv). O encontro, liderado pelo vice-prefeito Carlos Hilton Soares, aconteceu no hall do Paço Municipal em comemoração ao ‘Dia do gari’. 

Com concurso de dança e sorteio de brindes como cestas básicas, ventiladores, sanduicheiras e ferros elétricos, a gestão proporcionou uma manhã recreativa, com cortes de cabelo e aferição da pressão arterial, ao som da cantora Rosinha do Acordeon.


Não existe médico mais importante do que gari, nem gari mais importante do que médico. Cada profissional exerce sua função e ambos são super importantes para o andamento da cidade. E cada cidadão tem que reconhecer isso, respeitar e considerar os garis, pois são eles os responsáveis diretos pela nossa qualidade de vida, mantendo nossas ruas limpas e livres de infestações”, disse o vice-prefeito de Sobral, Carlos Hilton Soares.

Para o gari Francisco Azevedo, a atual gestão é pioneira no reconhecimento do serviço da categoria. “Geralmente, o trabalho do gari é esquecido pelo poder público, mas aqui em Sobral, o tratamento é diferente. Recebemos nosso salário de forma digna e honrada, temos nossos direitos garantidos e nossa equipe trabalha em grande parceria com os nossos coordenadores. Além de termos todos esses benefícios, fomos reconhecidos com esse evento que muito engrandece o nosso serviço”, destacou.

Segundo o secretário da Seconv, Jorge Trindade, “nunca antes o trabalho realizado pelos garis teve tanto reconhecimento como na atual gestão. Além de garantirmos a carteira assinada de todos os funcionários, eles são ouvidos pela gestão e atendidos prontamente por nós e pelo prefeito Veveu Arruda”.



Estiveram presentes no evento o Padre João Batista Frota, o secretário de Cidadania e Segurança, Erlânio Matoso, o secretário adjunto de Conservação e Serviços Públicos, Eugênio Parcelli, o secretário adjunto de Obras, Júnior Parente, a secretária da Educação, Iracema Sampaio, o superintendente da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMMA), José Wilson Angelim, a ouvidora e controladora do Município, Fátima Lúcia, vereadores e mídia local.