Sobral participa da campanha de prevenção e detecção do câncer de boca


Para estimular a prevenção e a realização do diagnóstico precoce do câncer de boca, o Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral, com o apoio da Prefeitura Municipal de Sobral, iniciou a campanha 'Sobral contra o câncer de boca, mas de olho no combate ao mosquito Aedes'.

Na manhã do dia 18 de maio, a praça da igreja do Patrocínio irá receber odontólogos e acadêmicos do curso de odontologia para realizar exames, fazendo uma busca ativa de câncer de boca na população e alertando sobre os cuidados com a higiene bucal.

Além dos exames realizados pelos profissionais, a população irá aprender como prevenir, realizar o autoexame para detecção do câncer de boca e será orientada a ir aos serviços de saúde em casos de suspeita da doença.

No ano de 2015 foram realizados, em Sobral, 780 atendimentos em pessoas que apresentaram algum tipo de lesão oral, onde 33 casos foram diagnosticados com câncer de boca e algumas lesões foram diagnosticadas precocemente em estágios iniciais, promovendo a cura sem grandes complicações.