Sobral recebe visita de comitiva do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará



O chefe de Gabinete do Prefeito, Luciano Arruda, recebeu nesta terça-feira (3), na Escola de Comunicação Ofícios e Artes (Ecoa Sobral) o presidente do Conselho Estadual de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Ceará, Odilo Almeida Filho, e o conselheiro do CAU, Romeu Duarte. Na pauta, a implantação do núcleo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), em Sobral. “Temos um número significativo de arquitetos atuando em Sobral e na região e uma escola superior de arquitetos com cerca de 500 estudantes. Então queremos trazer para Sobral experiências e boas ideias que possam contribuir propositivamente para a melhoria da qualidade de vida da cidade e do planejamento urbano”, disse Odilo Almeida.

Também participaram do encontro a secretária de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente, Gizella Gomes, e o assessor especial do Gabinete e ex-presidente e conselheiro vitalício do Instituto de Arquitetos do Brasil, Campelo Costa. Antes o grupo se reuniu com profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo da região Norte e também visitou o Centro Histórico do Município. 

Fiquei maravilhado e encantado com a experiência de preservação urbana do Centro Histórico de Sobral. Realmente é um caso que deve servir de modelo para o país. A gente só vê coisas parecidas com o Centro de Sobral quando viaja para fora do Brasil. É bonito de se ver, importante de se propagar como boa prática de política de desenvolvimento urbano”, avaliou o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará.