Todos contra o Mosquito | Prefeitura promove reunião com representantes da Igreja Católica da Região Norte


Na manhã da última terça-feira (03), o auditório Paulo VI, do Centro de Treinamento Dom Aldo de Cillo Pagottio (CETRESO), foi palco de reunião direcionada a debater o combate ao mosquito Aedes aegypti, visando à conscientização e mobilização da população através das homilias e palestras realizadas pelos padres da região norte do Estado do Ceará.

A secretária da Saúde, Mônica Lima, e o Secretário adjunto, Zezé Leal, mostraram aos líderes religiosos dados epidemiológicos da dengue, comparando-os entre o os ciclo de visitas domiciliares dos agentes de combate a endemias. Os presentes puderam ver que o mosquito está mais presente dentro das residências do que em terrenos baldios como ocorria no passado, daí a necessidade do engajamento da população na luta contra o Aedes aegypti.

Ao analisarmos os dados levantados pelo Centro de Controle de Zoonoses podemos ver que o mosquito migrou para dentro das residências, e isso requer um trabalho diferenciado para mobilizar, sensibilizar e conscientizar a dona de casa para fazer parte desse trabalho de formiguinha. Nesse momento, precisamos contar com a dedicação de todos”, afirmou Mônica Lima.

O Secretário adjunto, Zezé Leal, também utilizou sua fala para lembrar a importância do trabalho comunitário, da educação popular em saúde e disse que “o objetivo é manter Sobral livre do mosquito da dengue”.

O encontro contou com a presença do Bispo de Sobral, Dom Vasconcelos, e representantes de paróquias de toda a Região Norte.