VI Semana do Bebê | Encontro de promoção à saúde do bebê discute cuidados na primeira infância



Seguindo a programação da VI Semana do Bebê, nesta quarta-feira (18), a Prefeitura de Sobral realizou o ‘Encontro de Promoção à Saúde do Bebê’, na Igreja dos Mórmons, localizada no bairro do Junco. Organizado pela ‘Estratégia Trevo de Quatro Folhas’, em parceria com as unidades de saúde do Município, o encontro reuniu mães, pais e profissionais da área de saúde a fim de apresentar os cuidados que devem ter com os bebês para garantir um bom desenvolvimento. Para entreter os pequenos houve oficina de balões e pintura facial, alem de apresentação de educadores sociais da Brinquedoteca Municipal ‘Didi Mocó’. 


Esse é um momento em que reunimos as mães para falar da promoção da saúde dos bebês. Essa cidade que cuida tão bem das suas crianças. Uma prova desse cuidado é o fato de termos conseguido reduzir a mortalidade infantil a um dígito, o que é uma coisa de extrema importância para nós. Isso só foi possível, graças ao trabalho de cada agente comunitário de saúde, equipes de outras secretarias, mães sociais, mas, principalmente, a vontade política do nosso prefeito Veveu Arruda, de fazer as coisas acontecerem”, comemorou a gerente do Trevo de Quatro Folhas, Júlia Santos Souza.

Durante o evento, os centros de saúde da Família do Sumaré e dos distritos de Caracará, Rafael Arruda, Taperuaba e São José do Torto foram agraciados com o Selo Trevo de Quatro Folhas, por não terem registrado nenhum óbito infantil, fetal ou maternal no ano de 2015. Houve, ainda, a certificação de 20 mães sociais, que agora passam a integrar o quadro da ‘Estratégia Trevo de Quatro Folhas’, e assim atender as mães assistidas pelo projeto.

Nossa missão é melhorar a vida de quem vem pra frente, ajeitar o mundo pra quem vem depois de nós. Se não tivermos consciência disso nós vamos viver órfãos sociais. E como nós vamos organizar isso? Nosso mundo é Sobral e devemos pensar em mudar esse mundo”, afirmou o vice-prefeito, Carlos Hilton, durante o encontro. “O Trevo de Quatro Folhas tem uma grande responsabilidade social, tanto que deixou de ser uma medida para ser uma política. É através de políticas como essa que conseguiremos igualar a sociedade por cima, que conseguiremos fechar a torneira da droga, da violência, podem estar certos disso”, concluiu.



Organizado pela Estratégia Trevo de Quatro Folhas, em parceria com as unidades de saúde do município, o encontro também contou com a presença da secretária da Saúde, Mônica Lima; da idealizadora do Trevo de Quatro Folhas, Ana Cecília Sucupira; da Articuladora Municipal do Selo Unicef, Carmen Soares; da coordenadora da atenção básica, Alessandra Miranda, e da coordenadora da atenção secundária, Francisca Ducinalda.

A VI Semana do Bebê segue até o dia 20 de maio, com outras atividades como oficinas, palestras, atividades lúdicas e mobilizações de promoção à saúde. A estratégia de mobilização social, que acontece em todo o país incentivada pelo Unicef Brasil, visa envolver família, poder público e a comunidade em prol dos cuidados na primeira infância e do fortalecimento das políticas públicas para a primeira infância. A iniciativa tem o apoio estratégico da Pampers e Hipoglós.

Veja a galeria de imagens: