Capacitação em manuseio e restauração de obras de arte é ofertada no Santuário São Francisco

A Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa Sobral) está oferecendo, desde o mês de março, formação em manuseio e restauração de obras de arte para os seminaristas do Santuário São Francisco.  A formação tem o patrocínio da Petrobrás, está sendo realizada através do Projeto 'Vidas em Ascensão', e conta com carga horária composta por 60 horas aulas.

Segundo o presidente da Ecoa Sobral, Roberto Galvão, o curso “é voltado para a formação de profissionais para o exercício de cuidados necessários com as obras e acervos pertencentes ao Município. Durante as aulas, os participantes estão aprendendo técnicas como aplicação de resinas, que fixam a policromia das peças, bem como o registro, arquivamento, embalagem e transporte das mesmas,” informou.


Ministrada pelo restaurador Gilberto Brito, formado em restauração em obras de arte na Escola Nacional de Belas Artes, com estágio no Gabinete Central do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a formação é uma realização da Escola Nova de Artes e Ofícios, juntamente com a Ecoa Sobral, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura e do Turismo.