Educação Pública de Sobral é referência para gestores de outros estados


Pelo exemplo de boa gestão da educação pública, Sobral tem recebido diversos gestores públicos de outros municípios do Ceará e de outros estados brasileiros. Nesta quarta-feira (15), o prefeito Veveu Arruda recebeu o deputado estadual de Pernambuco, Miguel Coelho. Eles visitaram o Centro de Educação Infantil Maria Luciana Lopes Lima e o Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão, ambos no Complexo Monsenhor Aloísio Pinto.

Estamos aqui para ouvir ideias, sugestões e experiências com o prefeito Veveu, que eu tenho certeza está fazendo um bom trabalho aqui em Sobral porque a educação é um exemplo disso. aprender com experiências que deram bons resultados para Sobral, desde a educação infantil até o ensino fundamental, para que a gente possa importar esses projetos para levar educação de qualidade para nossas crianças de Pernambuco” afirmou o deputado pernambucano.

A rede municipal de educação de Sobral foi avaliada como a melhor do Brasil por oferecer as melhores oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes, segundo o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). O município também já alcançou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esperado apenas para 2021. Os resultados são frutos da política educacional de Sobral, iniciada há 20 anos, que tem como alicerces a formação continuada dos professores, o fortalecimento da gestão escolar, a adoção de práticas rigorosas de avaliação interna.

A educação é prioridade da gestão do prefeito Veveu que universalizou o atendimento na educação infantil, com nove novos Centros de Educação Infantil já inaugurados e outros em construção e a implantação do ensino em tempo integral do 6º ao 9º ano, com os Colégio Sobralenses, tendo dois em funcionamento e outros 12 em obras. “Esses resultados nos estimulam a fazer mais e melhor. Estamos fazendo uma reforma curricular usando como referência os melhores sistemas de educação do mundo, com a meta de estarmos entre as três melhores redes de educação das Américas”, disse o prefeito Veveu Arruda, Concluiu.