Em Brasília | Prefeito Veveu Arruda é Destaque Nacional no Prêmio Prefeito Amigo da Criança



O prefeito de Sobral, Veveu Arruda, recebeu, nesta quarta-feira (22), o Prêmio Prefeito Amigo da Criança gestão 2013-2016, nas categorias Destaque Nacional e Reconhecimento Pleno. Realizada em Brasília, a entrega do Prêmio é um reconhecimento aos gestores municipais que trataram com prioridade as políticas para crianças e adolescentes, melhorando as condições de vida de mais de 5 milhões de pequenos cidadãos. 

Na abertura do evento, o presidente da Fundação Abrinq, Carlos Tilkian, destacou o exemplo de Sobral na redução da mortalidade infantil. “A dona Terezinha teve um parto prematuro e a pequena Vitória nasceu com a saúde debilitada e foi em razão dos cuidados recebidos pelo projeto Coala, implantado em 2013 pela Prefeitura de Sobral, que hoje Vitória é uma criança saudável e feliz. Em outras cidades, outras crianças, infelizmente, não tiveram a mesma sorte. O conjunto de prefeitas e prefeitos que serão premiados salvaram 4 mil pequenas vidas, demonstrando que atitude política é capaz de transformar uma difícil realidade em uma País melhor para nossas crianças”, destacou.

Emocionado, o Prefeito parabenizou a iniciativa da fundação Abrinq que estimula os municípios brasileiros a ter olhar especial para as crianças e agradeceu o trabalho de toda a equipe e das organizações da sociedade civil que contribuíram para esta conquista. "Deveríamos constituir um movimento nacional, uma espécie de pacto pelo desenvolvimento da infância no Brasil, a partir dos exemplos positivos apresentados aqui. Assim estaremos preparando nossas crianças da melhor forma possível porque os primeiros dias, meses e o primeiro ano do ser humano é o mais importante de todo o resto da vida para a sua formação cognitiva, emocional e motora", disse.



O gestor figura entre os seis prefeitos do Brasil premiados como Destaque Nacional por ter implementado políticas integradas de caráter permanente, que fortaleceram o sistema de garantia de direitos e desenvolveram ações efetivas de impacto na vida das crianças e adolescentes. Foram destacados como importantes avanços pela Fundação Abrinq, o constante aperfeiçoamento da rede municipal de educação, avaliada como a melhor do Brasil; a ampliação para 47% do atendimento de crianças de 0 a 3 anos em creches; a universalização da educação infantil para crianças de 4 e 5 anos; a implantação da educação em tempo integral no segundo ciclo do ensino fundamental; a redução da mortalidade infantil para a menor taxa do Norte e Nordeste (7,4), com políticas como o Projeto Coala, Trevo de Quatro Folhas, Flor do Mandacaru e Casa Acolhedora do Arco, e a redução da extrema pobreza em Sobralque, em 2013, tinha mais de 7 mil famílias nesta condição e reduziu para cerca de 700 famílias neste ano.