Em Sobral | Secretaria das Cidades promove seminário com integrantes do Consórcio Municipal para Destinação Final de Resíduos Sólidos


A Secretaria das Cidades realizou, nesta terça-feira (21), reunião com os prefeitos e representantes membros do Consórcio Municipal para Destinação Final de Resíduos Sólidos (Comderes) da região do Vale do Acaraú. O evento discutiu ações e perspectivas da Central de Tratamento de Resíduos (CTR), a primeira no Ceará, para o atendimento dos 15 municípios integrantes do consórcio. A reunião aconteceu no auditório do Fórum Dr. José Saboya de Albuquerque, em Sobral. 

É extremamente importante, sobretudo quando pensado no futuro e na saúde pública, a destinação correta dos nossos resíduos. Para isso, estamos hoje reunidos para tratar da regulamentação desse consórcio, haja vista que ainda há municípios na nossa região que precisam urgentemente se adequar ao Plano de Gerenciamento, primeiramente extinguindo seus lixões e implementando ações que desenvolvam o bom uso desses materiais”, explicou o secretário das Cidades, Lúcio Gomes.



Para o secretário Estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, “Sobral é um dos 10 municípios do Ceará que possui Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, extinguiu seus lixões e realiza projetos de coleta sustentáveis. É um município diferenciado que trata a sustentabilidade como foco na gestão. Um modelo a ser seguido”. 

Segundo o prefeito Veveu Arruda, a Prefeitura de Sobral está completamente a disposição do Governo do Estado e do Comderes para a regulamentação do Consórcio. “Sou um dos maiores entusiastas desse consórcio, pois com a Central de Tratamento de Resíduos iremos substituir os lixões e proporcionar o gerenciamento de diversos tipos de resíduos, reduzindo a poluição e os impactos ambientais e sociais de toda a região do Vale do Acaraú. Esse é um tema necessário e importante. No que depender de mim este tema evoluirá muito positivamente”, ressaltou.

Participaram do Seminário o secretário das Cidades, Lúcio Gomes, o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, o vice-prefeito de Sobral, Carlos Hilton Soares, a promotora de Justiça de Sobral, Dra. Juliana Cronenberg, a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caomace), Dra. Jaqueline Faustino, prefeitos e promotores dos 15 municípios pertencentes a região do Vale do Acaraú e secretários municipais de Sobral.​