Fórum Regional de Saúde destaca ampliação do acesso aos serviços de saúde



Sobral sediou, nesta terça-feira (21), o I Fórum Macrorregional de Preparação para o Seminário Internacional de Avaliação do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará (Proexmaes I). O objetivo foi pensar junto com gestores e técnicos das Coordenadorias Regionais de Saúde, das secretarias municipais de saúde, dos consórcios públicos de saúde e da rede de assistência propostas que serão apresentadas no Seminário, em outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Na ocasião, a secretária executiva de saúde do Estado, Lilian Amorim, destacou o aumento do acesso da população aos serviços de saúde, com a implantação da nova rede de saúde do Ceará, a partir de 2007. “Graças a um esforço e capacidade do nosso ex-governador Cid Gomes que iniciou a política de interiorização dos serviços de saúde para que fosse dada à população acesso a procedimento que antes só existiam em Fortaleza. Hoje temos 19 especialidades nas 19 Policlínicas espalhados pelo Estado, que estão sempre se adequando ao perfil epidemiológico de cada região de saúde. Nosso desafio é usar 100% da capacidade de oferta desses serviços”.


O prefeito Veveu Arruda falou da importância do evento e de discutir “a política de saúde que cumpre o papel estratégico de assegurar qualidade de vida para as pessoas e ser um vetor para o desenvolvimento econômico e social de qualquer lugar. Temos feito esse esforço no município de Sobral quando nos impomos o desafio de reduzir a mortalidade infantil e estamos com a taxa de mortalidade infantil de 7,4. Esses bons resultados são sinal de que somos capazes de enfrentar os muitos problemas que temos em Sobral. Precisamos nos enxergar como região para pensarmos juntos estratégias não apenas para a saúde, mas pensarmos soluções para outros problemas de educação, economia, cultura que promovam o desenvolvimento regional”.



Os números de atendimentos da nova rede de saúde do Ceará implantada pelo Govero do Estado são grandes: 4.464.096 no Hospital Regional do Cariri e no Hospital Regional Norte, 3.272.038 nas 19 policlínicas regionais, 3.100.476 só nas seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) na capital, 5.781.450 nos 22 Centros de Especialidades Odontológicos regionais, além de 134.174 do SAMU 192 Ceará em 128 municípios. 

Um dos beneficiados é o senhor João Batista Lopes, atendido na Policlínica de Sobral. “Sou grato por tudo que a Policlínica tem feito por nós. Desde o segurança até a diretora, todos nos dão um tratamento de forma diferenciada. Sou atendido duas vezes por semana pelo fisioterapeuta e também já realizei muitos exames. Agradeço ao Governador Cid Gomes, ao prefeito Veveu e a Deus pela vida desses homens”, disse emocionado.

O evento contou com a presença da secretária executiva da Saúde do Estado, Lilian Amorim; do coordenador das Regionais de Saúde, Moacir Tavares; da coordenadora da Regional de Saúde de Sobral, Lucila Magalhães; e as representantes dos Consórcios de Saúde de Tianguá, Socorro Frota; de Crateús, Fátima Aragão; de Camocim, Germana Taim; de Acaraú, Paulo Sérgio.