Gestores públicos de Camocim visitam Sobral para conhecer Sistema de Inspeção Municipal (SIM)


Para conhecer a experiência do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) de Sobral, representantes da Secretaria da Pesca, Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Camocim (SEPARHMA), dentre eles, o secretário Francisco José Rodrigues, estiveram em Sobral, na manhã da última quarta-feira (15), em visita técnica à Secretária de Agricultura de Sobral.

O objetivo da visita foi conhecer a metodologia usada e as etapas para a implantação do SIM em Sobral. “Com essa visita nós estamos agora tendo a oportunidade de mostrar nossa experiência aos municípios da Região”, destacou a titular da Seagri, Luiza Barreto. “Dessa forma podemos fortalecer a inspeção na Região e poder garantir aos consumidores um produto de qualidade. Isso também é bom para os produtores que expandem as suas opções de comercialização”, concluiu.

O grupo já agendou o retorno a Sobral, desta vez, para conhecer estabelecimentos que já possuem o SIM. Por meio do SIM, cada município faz a fiscalização dos alimentos de origem animal, beneficiados ou processados, e a liberação destes produtos para comercialização. Implantado em Sobral desde dezembro de 2015, o SIM já certificou quatro estabelecimentos como a Casa do Mel no Sítio São Francisco, no Distrito de Jordão, que atende a mais de 140 apicultores da região, e o Abatedouro Vasconcelos & Cavalcante, que abate 320 animais por semana, que representa, em média, 33 toneladas de carne.