Iniciada capacitação dos Agentes de Leitura de Sobral


Na última quarta-feira (22), teve início, na sala de cinema da Casa da Cultura de Sobral, a capacitação dos candidatos selecionados para vagas de ‘Agentes de Leitura’ no Município. Ao todo, 28 jovens, com idade entre 18 e 29 anos, estão participando da capacitação que terá 10 dias de duração e receberão bolsa complementação de renda no valor de R$ 350,00 por 12 meses.

De acordo com a secretária da Cultura e do Turismo de Sobral, Eliane Leite, “os agentes agirão em suas comunidades com responsabilidade social e comprometimento ético, desenvolvendo talentos, saberes e fazeres para compartilhar experiências de interpretações e leituras de mundo por meio da arte e da cultura, proporcionando às populações atendidas o acesso à produção cultural através de processos críticos e inventivos de compreender, criar e transformar o mundo a partir de suas próprias realidades”, destacou a titular que informou ainda que “cada Agente de Leitura contará com um acervo de 100 livros, renovados através de rodízio entre os colegas, mochila e bicicleta, além de ocupar o espaço e utilizar o acervo da Biblioteca Municipal, da biblioteca escolar do município e do Ponto de Leitura, quando for o caso. Ao fim da formação, cada Agente tem potencial para atender até 25 famílias, selecionadas pelo cadastro do Programa Bolsa Família. O projeto tem o compromisso de atuar fortemente também junto à comunidade escolar”, concluiu.


Em parceria com o Ministério da Cultura, o Projeto 'Agentes de Leitura' concederá uma bicicleta, uma mochila com livros e bolsa auxílio para 28 jovens atuarem como mediadores culturais (contadores de histórias) junto às famílias em situação de vulnerabilidade social, escolas e bibliotecas, além de receberem capacitação.